Antioxidantes



O Que São Os Antioxidantes

Cada vez mais ouvimos falar sobre os antioxidantes e os benefícios que trazem para a saúde, mas o que são realmente os antioxidantes e como atuam sobre os radicais livres do organismo?

Os antioxidantes naturais são substâncias que se encontram nas vitaminas, minerais e enzimas dos alimentos. Ajudam a proteger o organismo contra a ação dos radicais livres. Isto permite reduzir a formação de placas de ateroma e assim prevenir doenças degenerativas, tais como as doenças cardiovasculares.


Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos que podem danificar as células, atacando o sistema imunológico, permitindo a ação de infecções e diversas doenças degenerativas tais como as doenças cardiovasculares, câncer, etc.
Como Atuam Os Antioxidantes Sobre Os Radicais Livres?
Neutralizando a ação dos radicais livres.
Retardando o processo de envelhecimento e destruição celular.

Entendendo quais são os antioxidantes e como agem sobre os radicais livres é possível ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida.

Lembre-se:
Incorpore os alimentos que contêm antioxidantes na sua dieta habitual.

Classificação Dos Antioxidantes Naturais

Antioxidantes do tipo I. Essas substâncias são capazes de interromper a cadeia de radicais, produzindo um radical de hidrogênio a um radical lipídico livre. Este tipo de antioxidantes impede que os lipídios reajam. O antioxidante tipo I mais utilizados são os compostos fenólicos, entre os quais podem ser mencionados o galato de propilo, butil-hidroxianisole e butil-hidroxitolueno.

Antioxidantes do tipo II. São compostos que impedem ou diminuem a formação de radicais livres. Sua ação depende do pH e da temperatura. Dentro deste grupo podem-se mencionar os aminoácidos tais como histidina, cisteína e fosfatos.

Antioxidantes do tipo III
. Estes compostos protegem contra a oxidação. Protegem tanto o interior como o exterior da célula. Um claro exemplo deste tipo de antioxidante é o ácido ascórbico ou vitamina C, o qual se encontra em frutos cítricos. Além disso, dentro deste grupo se encontram os carotenoides presentes em alimentos como cenoura, abóbora, pêssego, entre outros. Outro tipo de antioxidante importante é a vitamina E ou tocoferol, encontrado em óleos e flavonoides, incluídos nos alimentos, tais como cebola, alho, salsa, laranja, vinho tinto, etc.

Como você pode observar, existem diferentes tipos de antioxidantes e cada um deles cumpre funções específicas contra o colesterol ruim, os radicais livres e promove a saúde cardiovascular.

A incorporação de antioxidantes naturais na dieta é muito importante, este simples hábito alimentar produz uma melhor qualidade de vida. 



Os seguintes alimentos são potenciais fontes de antioxidantes, que podem ser incorporados na nossa vida diária com facilidade, estes antioxidantes naturais são os seguintes:
Mirtilos Selvagens

A antocianina e os fitos nutrientes azuis estão presentes nas amoras e são antioxidantes eficazes, que fornecem proteção contra doença cardíaca, regula os níveis de glicose no sangue e melhora a visão; previnem a degeneração macular associada com a idade e são úteis para capturar os radicais livres.
Mirtilos Cítricos

O teor de fito nutriente ajuda a proteger contra doenças cardíacas, câncer e outras condições, tais como perda de memória; afasta infecções e previne infecções urinárias e respiratórias.

Alcachofras

É pobre em calorias e sódio, e estão cheias de vitamina C, ácido fólico e fibras. A propriedade antioxidante dessa hortaliça contribui com benefícios saudáveis para o coração.
Amoras

Elas estão cheias de antocianinas, uma substância química da fruta que lhes confere a sua cor profunda e atuam como antioxidantes, são ricas em vitamina C e fibras, o que reduz o risco de certos tipos de câncer e doenças cardíacas. O ácido elágico, um fito nutriente presente nesta fruta ajuda a prevenir danos às células causados pelos radicais livres.
Ameixas

Os poli fenóis e fibras estão presentes nas ameixas, e contém vitaminas e minerais que oferecem um antioxidante eficaz contra doenças metabólicas e infecciosas.
Framboesas

Elas têm um teor elevado de compostos poli fenólicos, que são substâncias químicas de frutas que atuam como antioxidantes poderosos e combatem as doenças cardiovasculares e o câncer; as framboesas ajudam a combater inflamações e têm sido utilizadas para reduzir a dor associada à artrite.
Tomates

O licopeno é um poderoso antioxidante e anticâncer, que ajuda a prevenir o envelhecimento celular. Dentre os carotenoides, o licopeno é o mais benéfico para a proteção contra doenças coronárias e câncer, especialmente câncer de pulmão, reto e próstata. Também é importante para a saúde ocular.
Folhas Verdes

A vitamina K em vegetais de folhas verdes colabora na manutenção da saúde óssea e previne fraturas; contém carotenoides, anticancerígenos, luteína e zeaxantina que ajudam a prevenir a degeneração macular e catarata.
Sementes De Uva

Os mais poderosos antioxidantes são encontrados em sementes de uva e têm benefício antienvelhecimento. Tem propriedades antioxidantes, anti sépticas, antibacterianas e antivirais, ajudando a tratar infecções respiratórias e intestinais, é benéfico para a pele; seu uso mais importante é no controle da pressão arterial alta, redução do colesterol e dos triglicérides.

Comentários

Postagens mais visitadas