Vivendo uma vida meditativa

Se você já meditou, provavelmente já teve momentos em que experimentou relaxamento e paz de espírito. Então a vida recomeçou, e assim fez você voltar à ativa. Mas a vida não tem que ser dessa maneira. É possível levar uma “vida meditativa”.

Meditação é, muitas vezes, descrita como uma prática que acalma e acalma a mente. Imagine manter este estado durante todo o dia. Creio que isto é possível e pode diminuir drasticamente o estresse e doenças relacionadas a ele.


Viver uma vida de meditação quebra concepções comuns que as pessoas têm de meditação. Para muitos, é uma prática feita de forma isolada. Por um lado, meditam. Por outro, trabalham, passam tempo com a família e muito mais. Durante o seu período de silêncio, podem ter experiências profundas e felizes, mas uma vez que parar, seus pensamentos e sentimentos assumem o comando.

As vozes em nossas cabeças dizem coisas como: “Eu não gosto disso”, “Eu realmente gosto disso”, “E se eu fizer isso”, ou “Eu não deveria ter feito isso.” É como se tivéssemos uma pequena pessoa descansando em nosso ombro, sussurrando em nossos ouvidos durante todo o dia. Ao deitar, estamos completamente exaustos da vibração da mente. Para os não-praticantes de meditação, a única ruptura com o diálogo interno é quando vão dormir.

Se você medita, no entanto, aprende a acalmar sua mente quando estiver em silêncio. Mas o que poderia manter este estado meditativo durante todo o dia? A chave para fazer isso é estar 100% presente com uma coisa de momento, sem a vibração da mente. Claro, precisamos de algum comentário mental para nos ajudar a tomar decisões e aprender novas coisas, em sua maior parte, no entanto, mais do que precisa ser feito pode ser feito de forma espontânea. Em um dos meus livros, eu me refiro a isso como “estar na zona.” É um estado em que você confia e toma decisões baseadas em seus instintos naturais. Os atletas profissionais, músicos e artistas têm dominado a capacidade de explorar essa área. Quando você descobrir como fazer isso mesmo, a vida flui muito bem.

Pense em uma estrela da NBA. Ela praticou inúmeras horas para atingir o pico de suas habilidades. Quando chega a hora do jogo, ela sai de sua cabeça e permite que seus instintos assumam o comando. Está presente com a tarefa em mãos e não é consumida com a enxurrada de pensamentos que nos atormentam.

No seu caso, você não tem que ser um atleta de classe mundial para acessar este estado “zona”. Quando você confia na vida e flui com ela, você faz o que é suposto, e então o que precisa fazer, naturalmente surge e você vai agir em conformidade. Quando é apresentado às decisões, pode refletir sobre elas, mas para a maior parte, você está presente com a vida e não é um escravo ao seu comentário mental.

Vamos dizer que você tem uma prática meditativa e se concentre em sua respiração. Quando sua mente vagueia, você testemunha os pensamentos, reconhece-os e, em seguida, retorna para a sua respiração.

Agora é hora de aplicar estas técnicas para a vida fora de sua prática meditativa. Imagine que você está falando com um amigo e sua mente divaga. Ao invés de suprimir os seus pensamentos, reconheça-os e apenas volte para a conversa. Não empurre seus pensamentos. Em vez disso, reconheça-os e, em seguida, volte para o que está diante de você agora. Em outras palavras, estar presente com o que é, e no momento que você está enfrentando.

Se você pode aplicar os princípios de liderança meditativa sobre como você vive e trabalha todos os dias, eu acredito que experimentará mais felicidade e menos estresse. Aprender a viver o momento presente, concentrando-se em uma coisa de cada vez, reconhecendo os seus pensamentos e retornando de volta ao presente vai trazer uma paz que ultrapassa o entendimento.

FONTE: http://www.psychologytoday.com/blog/meditation-modern-life/201302/living-meditative-life

http://blog.neomindfulness.com.br/vivendo-uma-vida-meditativa/ 

Comentários

Postagens mais visitadas