Pontos Shu Dorsais e Mu Frontais



PONTOS DE ASSENTAMENTO




Os Shu-Dorsais são pontos específicos no dorso do corpo, relacionados com os sistemas Zang-Fu, onde o QI éfundido. Localizam-se em ambas faces laterais da coluna vertebral, próximas aos gânglios espinhais, por isso o nome Shu-Dorsal.




Os Mu-Frontais são pontos reflexos situados na região do tórax e abdome, onde o QI dos respectivos sistemas Zang-Fu fundem-se.

O nível dos pontos Mu sob a região abdominal corresponde ao nível dos pontos Shu na região das costas e ambos localizam-se no mesmo nível de seus sistemas Zang-Fu.



O ponto Mu pode pertencer ou não ao próprio meridiano. Liga-se diretamente ao órgão ou víscera.



Os pontos Shu sempre estão no meridiano da Bexiga (ex: Pulmão é B13), sendo que cada um atua diretamente sobre o órgão correspondente. Sua ação geral é sedativa.




Ao aplicar os pontos Mu-Frontais e Shu-Dorsais deve-se levar em consideração as respectivas características Yin e Yang. O QI dos pontos Mu e Shu comunica-se diretamente com seus respectivos sistemas Zang-Fu e constituem um grupo importante de pontos específicos.

Reações como sensibilidade e dor nestes pontos são importantes para o diagnóstico e tratamento de alterações Zang-Fu, pois os fatores patogênicos podem alojar-se resultando em patologias tanto do sistema Zang-Fu como na superfície corpórea.



Os princípios de seleção dos pontos Shu e Mu


Em doenças agudas, freqüentemente acompanhadas de febre, usam-se os pontos Shu; em doenças crônicas, usam-se os pontos Mu; em excesso energético usam-se os pontos Shu; em queda energética usam-se os pontos Mu; em estado avançado da doença, podem-se usar simultaneamente os pontos Shu e Mu. Neste caso, usam-se primeiramente os pontos Shu-Dorsais e em seguida os pontos Mu-Frontais




Pulmão B-13 (Feishu) / P1 (Zhongfu)

Circulação-Sexo B-14 (Jueyinshu) / VC 17 (Zhengying)

Coração B-15 (Xinshu) / VC 14 (Yangbai)

Diafragma B-17 (Geshu)

Fígado B-18 (Ganshu) / F 14 (Qimen)

Vesícula Biliar B-19 (Danshu)

Baço/Pâncreas B-20 (Pishu) / F 13 (Zhangmen)

Estômago B-21 (Weishu) / VC 12 (Zhongwan)

Triplo Aquecedor B-22 (Sanjiaoshu) / VC 5 (Shimen)

Rins B-23 (Shenshu)

Intestino Grosso B-25 (Dachangshu) / E 25 (Tianshu)

Intestino Delgado B-27 (Yiaochangshu) / VC 4 (Guanyuan)

Bexiga B-28 (Pangguangshu) / VC 3 (Zhonggii)


Atlas : http://www.meihuanet.com/Atlas/P/index.html

Comentários

Postagens mais visitadas