Drenagem Linfática - Técnicas



Estudo Comparativo das Técnicas de Drenagem Linfática Manual Estudo Comparativo das Técnicas de Drenagem Linfática Manual segundo Vodder, Foldi E Leduc.


Desenvolvemos este trabalho a fim de pontuarmos as semelhanças e diferenças fundamentais de Drenagem Linfática Manual, segundo Vodder, Foldi e Leduc. Com o objetivo de compararmos as técnicas de Drenagem Linfática mais aceita no meio acadêmico.

INTRODUÇÃO

Dentre as muitas técnicas de terapias manuais, a Drenagem Linfática Manual destaca-se por seus efeitos no organismo como um todo, não apenas na prevenção como também no tratamento de diversos problemas. A Drenagem Linfática Manual possui um vasto campo de atuação na área estética ou terapêutica, pré e pós-operatórios, em tratamentos de stress ou doenças musculares.

Porém, é fundamental para o massoterapeuta, ser consciente das suas limitações, obter profundo conhecimento das estruturas afetadas, sintomas e patologias, para realizar um trabalho com grande margem de segurança e, então, obter êxito nas intervenções. Caso contrário este poderá não só agravar o problema, como causar outras seqüelas.

A Drenagem Linfática executada com seriedade e conhecimento, apenas produz efeitos benéficos, no entanto, a luta para o reconhecimento, respeito e valorização desta atuação entre as demais é uma constante busca nossa...e, a partir de agora, responsabilidade sua também. Para tanto, convidamos você para mergulhar neste fantástico mundo de conhecimentos para o trabalho com as mãos.

A terminologia "DRENAGEM LINFATICA MANUAL" é conhecida desde 1933, com a apresentação do Dr. Phil. Emil Vodder deste novo conceito, em um congresso em Paris.
Esta técnica de massagem era revolucionária na época, no sentido de que ele propunha mobilizar os líquidos do corpo através de novas manobras e, sobretudo massageando as regiões de linfonodos que então, eram qualificados como zona proibida pelos terapeutas da época.
Vodder desenvolveu sua técnica de maneira intuitiva enquanto que a linfologia não estava mais do que em seus primeiros dias de existência.
Seu método era empírico, mas eficaz levando numerosos médicos a se interessarem pelo mesmo, entre eles: E. Künhnke, M. Collard, H. Mislin e MICHAEL FÖLDI. Eles esperavam poder utilizar o método de E. Vodder em medicina, a fim de tratar os linfoedemas. Em efeito, até então os tratamentos e as técnicas cirúrgicas não ofereciam solução satisfatória para os pacientes afetados pelo linfoedema.
Após muitos anos de pesquisa em linfologia, FÖLDI se consagra ao aspecto clinico desta disciplina abrindo sua própria clinica de linfologia na Alemanha em 1978.
Logo depois de descrever os vários tipos de insuficiências do sistema linfático o que constitui a referência há muitos anos em linfologia médica, FÖLDI teve o mérito de achar uma combinação de meios terapêuticos, dos quais a DRENAGEM LINFATICA MANUAL, para tratar com sucesso os linfoedemas.
A DRENAGEM LINFATICA MANUAL utilizada por FÖLDI é inspirada no método de Vodder, do qual as técnicas foram analisadas e adaptadas às patologias linfáticas e tratamentos estéticos.
A DRENAGEM LINFATICA MANUAL segundo FÖLDI comporta quatro manobras de base e diferentes manobras especificas em função da localização e da qualidade dos tecidos, em um vasto leque que permite aos profissionais abordarem os diferentes problemas de maneira especifica.O tratamento de um linfoedema, por exemplo, se distingue do que é usado para e celulite e consiste, nestes dois casos, em drenar os tecidos congestionados.
Leduc, doutor em Kinesiterapia praticante na Bélgica, se inspirou igualmente no método de Vodder.Após ter conseguido objetivar a eficácia de duas manobras que ele qualifica de manobra do chamado e manobra de reabsorção, Leduc as aplicou dentro do tratamento de edemas.
Atualmente, a DRENAGEM LINFATICA MANUAL está padronizada de acordo com o modelo criado por FÖLDI. Isto quer dizer que combina vários meios terapêuticos.
O METODO FÖLDI DE DRENAGEM LINFATICA MANUAL está associada a bandagens redutoras com multicamadas, ginástica e exercícios respiratórios descongestionantes.
A respeito do tratamento da celulite, o conhecimento terapêutico continua mais diversificado e varia de acordo com cada escola.
FÖLDI fala dentro deste contexto de "lipoedema". Para reduzi-la, ele propõe um conjunto de medidas terapêuticas onde a DRENAGEM LINFATICA MANUAL e as COMPRESSÕES representam meios absolutamente indispensáveis.

HISTÓRICO DA DRENAGEM LINFÁTICA


Iniciada pelo cirurgião austríaco Winiwater no final do século passado, redescoberto em 1932 pelo Dr. Emil Vodder e desenvolvido por renomados cientistas como Casley-Smith, Földi, Leduc e tantos outros, a Massagem de Drenagem Linfática ou Drenagem Linfática Manual (DLM), é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, tendo como objetivo aprimorar algumas de suas funções, trazendo vários benefícios como redução dos edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, lipoedema, celulite, retenção hídrica, acne, etc., estimulando a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação das toxinas, devolvendo assim, o equilíbrio hídrico e homeostático do organismo. Apesar de ser uma massagem suave, o DLM produz efeitos profundos e sistêmicos, tendo suas contra-indicações absolutas e relativas, o que significa que não pode ser usada em qualquer caso, o que exige do profissional conhecimento maior em anatomia e fisiologia humana, principalmente em sistema linfático.

É uma técnica de grande eficácia terapêutica e estética, com efeitos iniciais imediatos, de reconhecimento científico mundial, aprovado pelas pessoas que já a usufruíram, com uma procura cada vez maior e muito comentada pela imprensa leiga. Todos estes aspectos e muitos outros fazem da DLM uma massagem de altíssimo nível, o que a coloca no rol das melhores técnicas do mundo.

Desde que, por volta dos anos 30, o Dr. Vodder e a sua esposa criaram e introduziram com êxito a Drenagem Linfática Manual no tratamento de afecções crônicas das vias respiratórias superiores, o seu campo de aplicações médicas foi-se ampliando e aprofundando com o passar do tempo e vários outros pesquisadores desenvolveram métodos próprios de DLM.Hoje a DLM esta padronizada segundo o método Földi. Em alguns casos a DLM, constitui um procedimento principal de tratamento, como é o caso dos Linfoedemas, enquanto noutros casos há que considerá-la simplesmente como uma terapia acompanhante ou de apoio. Será impensável não pensar nela quando se fala de Pós-mastectomia ou de qualquer outra intervenção cirúrgica estética ou terapêutica.

Tendo o nome originado do latim vasa limpidus (água límpida), a linfa é justamente o avesso do sangue: este logo brota, em tons vivos de vermelho, no momento em que as veias e artérias sofrem algum dano. Aquela não, permanecendo escondida dentro dos canais por onde passa. E talvez seja esta a causa de ter ficado por tanto tempo oculta aos olhos dos estudiosos. Somente no século 17, o pesquisador francês Jean Pecquet começou a decifrar os segredos deste processo. No entanto, sua descoberta passou despercebida, e foram necessários 20 anos para ser aceita pela Academia de Ciências daquela época.

Em 1930, finalmente, descreveu-se com precisão o funcionamento do sistema linfático.

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
É uma técnica manual específica, cuja ação principal é sobre o sistema linfático superficial e toda sua estrutura anatômica e fisiológica. Onde drenará os líquidos excedentes que circundam as células, mantendo o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais.
Tendo a função de limpeza, desintoxicação do organismo, referente às macro moléculas, mantendo-as em níveis normais de concentração, auxiliando na reeducação do sistema linfático, prevenindo recorrência de alterações circulatórias, restabelece ou acelera a circulação linfática, aumentando a motricidade do linfangion e ativando capilares inativos.
A Drenagem Linfática Manual tem indicação nos casos de edema tecidual, pré e pós-operatório, circulação sanguínea de retorno comprometida, desintoxicação e regeneração tecidual, e no auxílio do relaxamento.
Devemos na execução da Drenagem Linfática manual observar duas etapas; a evacuação, onde as manobras são executadas de proximal para distal, criando possibilidade de aspiração da linfa centripetamente, tendo a função de atrair a linfa distal e evacuar as que estão nos pré-coletores e coletores, e a outra etapa a observar é a captação, onde vai drenar com manobras da região distal parta proximal, drenando a região afetada, tendo a função de drenar, absorver, recaptar o líquido acúmulo no interstício.
Para desenvolvermos uma Drenagem eficiente devemos seguir alguns itens importantes como: ritmo lento (pois a linfa desloca em torno de 2,5 cm / segundo), pressão suave em torno de 30 a 40 mmhg, a direção sempre em sentido a um grupo de linfonodos mais próximo, velocidade lenta (a contração do linfangion se dá a cada 6 a 10 segundos), a duração do tratamento nunca inferior a 30 minutos, e sempre trabalhar com movimentos respiratórios profundos para ativar a cisterna do quilo e ducto torácico.

É uma técnica específica de massagem manual que exige uma formação adequada. Esta técnica caracteriza-se por movimentos muito suaves e precisos sem o uso de produtos deslizantes.Na maioria dos casos estes tratamento tem a duração de 1 hora.

Estimula a circulação linfática nos vasos linfáticos ao acelerar a absorção de líquidos e das macro-moléculas do tecido intersticial, pela ativação da capacidade peristáltica destes vasos. Por isso, a Drenagem Linfática Manual faz absorver inúmeras formas de Edemas. Não só absorve formas de edemas aparentes, como também o faz a formas menos visíveis, como, por exemplo: os Edemas Pós-Operatórios dos membros, o edema do braço depois de uma Mastectomia, assim como os edemas Pós-Traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura óssea; mas também é eficaz em formas de edemas ainda menos visíveis, como os que podem dar origem a dores de cabeça, dores da coluna vertebral, de uma tendinite ou bursite.A Drenagem Linfática Manual segundo Földi estimula o processo imunitário, ao aumentar, na zona cortical dos linfonodos, a produção de linfócitos.

A Drenagem Linfática Manual é indicada de forma indiscutível em todos os casos de Linfoedemas, ou seja, de edemas resultantes de uma debilidade ou de uma diminuição de capacidade de transporte do sistema linfático.A Drenagem Linfática Manual favorece a regeneração dos tecidos.
Este efeito regenerativo pode explicar-se pela eliminação do edema intersticial, fator de diminuição da velocidade da micro circulação. Segundo Földi, este fato também se poderia explicar pelo aumento da produção de linfócitos, cujo núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, celulite e enxertos de órgãos.A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação sedante, tranqüilizante e relaxante. Favorece o predomínio do sistema nervoso parassimpático, à parte do sistema nervoso autônomo que preside à recuperação de forças e à regeneração de tecidos. De fato, quando se inicia o tratamento, a maioria dos pacientes sente que os seus músculos se relaxam, as suas pálpebras pesam e uma sensação de torpor invade-os.

Efeitos da Drenagem Linfática Manual:
A Drenagem Linfática compreende uma massagem suave e superficial sobre as trilhas de circulação linfática, visando estimulá-la. Através desta massagem, busca abrir as eclusas dos canais linfáticos, procurando facilitar a passagem mais rápida da linfa.

O sistema linfático compreende uma via secundária de acesso, por onde os líquidos provenientes do interstício são devolvidos ao sangue. Esta circulação está intimamente ligada à circulação sangüínea e aos líquidos teciduais, pois estes são absorvidos e transportados para a extensa rede de capilares linfáticos e, através de vasos progressivamente maiores, desembocam no sistema venoso pelo coletor principal. O sistema linfático possui uma função essencial de transporte e absorção de líquidos. Os linfonodos são distribuídos em pontos específicos da rede linfática e formados por tecido linfóide, vasos de grande e médio calibre, capilares linfáticos e tecido linfóide que compõem o sistema linfático.

O objetivo da drenagem linfática é direcionar o fluxo linfático, promovendo, assim, uma remoção mais rápida do excesso de líquidos do espaço intersticial. Apesar da ação da drenagem linfática ser diretamente em cima do sistema linfático, notamos também efeitos consideráveis na circulação sangüínea, no metabolismo, no tecido muscular, na pede e no sistema neurovegetativo.

EMIL VODDER foi o Pai e a Escola para a Drenagem Linfática e mais tarde para Terapia Física Descongestiva, Iniciou com movimentos circulares, suaves e rítmicos em centros de linfonodos para tratamentos de sinusites, e percebeu que aliviava diferentes patologias e reduzia edemas. Foi o primeiro método a influenciar a coleta, transporte e purificação da linfa. Inicialmente seu tratamento limitava-se ao membro atingido.
FASES DO TRATAMENTO DE VODDER:
· Fase Intensiva: - Drenagem Linfática Manual
- Bandagens diárias, duas vezes ao dia
- Cuidados com a pele
- Exercícios
- Instruções de auto tratamento e programa de dieta opcional.
· Fase manutenção: - Drenagem linfática manual
- Bandagens ou compressão

MICHAEL FOLDI, em 1963 criou a Terapia Física Complexa, e em 1995 o Comitê da Sociedade Internacional de Linfologia indicou sua drenagem sendo a Terapia para Linfedema.Foldi salientou a importância das Anastomoses, pois todo linfotoma bloqueado, a linfa deverá ser drenada para outra adjacente, direcionando para territórios sadios. Principais vias anastomóticas: axilo-axilar, axilo-inguinal, inguino-inguinal, áxilo-supraclavicular, por estas vias pode-se drenar cerca de 25 a 40% da linfa estagnada.
FASES DA TERAPIA FÍSICA COMPLEXA.
o Fase Intensiva:
- Higiênicas Gerais, elevação dos membros nos primeiros estágios do linfedema, cuidados com a pele, sol, traumatismos.
- Medidas de descompressão, a Drenagem Linfática Manual
- Medidas de contenção e compressão
- Ginástica Miolinfoquenética.
o Fase Manutenção Assistida:
Continuidade da fase anterior, utilizando a compressão permanente, sendo feita duas vezes semanais por 4 semanas.
o Fase Manutenção Pessoal:
O Paciente recebe instruções, ele próprio mesmo faz seu tratamento.
A TERAPIA FÍSICA COMPLEXA faz-se em ciclos de 4 a 6 semanas a cada 6 a 12 meses, entre elas a manutenção.
Dr. FÖLDI desenvolveu um método eficaz de DLM que atua drenando, tanto a linfa superficial como a linfa profunda, pois somente com um fluxo constante e correto da linfa teremos resultados realmente eficazes.
Qual a diferença do método FÖLDI para outros métodos?
Neste método trabalhamos a linfa de forma que o paciente obtém resultados rápidos e comprovados, podendo atuar em situações que os outros métodos não atuam.
Com o correto conhecimento e aplicação da técnica FÖLDI, pode-se intervir em quase todas as patologias que alteram o fluxo linfático ou arterio-venoso já conhecidos, inclusive, tratando edemas pós-cirúrgicos de câncer, pacientes com P. A elevada.
Dr. FÖLDI, utiliza desde manobras de drenagem manual até bandagens compressivas, havendo manobras próprias para lipoedema (celulite). Com todas estas aplicações, o método FÖLDI tem a vantagem de ser prático e fácil, que hoje, na Europa, é considerado o mais completo, sendo muito indicado em tratamentos pré e pós cirúrgicos, relaxamento corporal, tratamentos de patologias músculo-tendíneas, HLDG (celulite), entre outros muitos problemas.


ALBERT LEDUC adaptou o método de Foldi e Vodder, em 1977 comprovou a Ação acelerante da Drenagem linfática manual através da radioscopia eletrônica, foi o fundador do grupo Europeu de Linfologia, seu tratamento era baseado no tipo de distúrbio encontrado.

Leduc trabalha em caso de edemas com abordagem, se for um edema menos importante utiliza a drenagem linfática manual mais exercícios, e em casos de edema mais acentuado Drenagem linfática manual mais pressoterapia e bandagens.
...Quanto ao local de aplicação, Leduc trabalha na zona sã ou infiltrada, de proximal para distal ou vice-versa, no caso de linfedema primeiro drena a raiz do membro, sendo que Vodder, trabalha de proximal para distal, primeiro as zonas próximas ao coração e vai afastando no sentido da extremidade, seguindo o fluxo linfático, e se tratando de Foldi inicia a drenagem na raiz do membro, criando um reservatório vazio, vazando os gânglios colaterais linfáticos via anastomose.
...Quanto aos aparatos linfopressores, ambos os autores os utilizam, sendo que Leduc, em edemas importantes utiliza a pressão antes da Drenagem Linfática manual e Foldi salienta os aparatos linfopressores seqüenciais, por simular o efeito de bomba, e indica primeiro drenar a área central com a Drenagem linfática manual, para não formar uma banda fibrótica constritiva e contra indica em casos de mastectomia radical, linfedema secundário e lesão de plexo braquial.
...Se tratando da especificidade de indicação inicial, Leduc direcionou mais para edemas, Vodder primeiro direcionou para edemas e após novos estudos e utilizou a compressão para fazer parte da gestão do linfedema, sendo que Foldi seu tratamento foi eleito para o tratamento do linfedema, devido à eficácia nos linfoedemas de extremidades, tendo redução de circunferência de 57 a 100%.

Portanto este trabalho teve a finalidade de fazer um estudo comparativo das três técnicas de Drenagem, e o que difere são pequenos detalhes, quanto o local de aplicação, tipo de movimento, um trabalha em ciclos, outro em fases, outro salientou as anastomoses. Numa linha geral, apresentam os mesmos princípios, seguem o sentido da drenagem fisiológica de retorno, suas técnicas vão sendo moldadas, mas permanecem semelhantes em suas linhas essenciais, sem altear suas bases.

http://www.poderdasmaos.com/site/?p=Estudo_Comparativo_das_T%E9cnicas_de_Drenagem_Linf%E1tica_Manual08746

Comentários

Postagens mais visitadas