Óleos Essenciais e seu uso

Os óleos essenciais são a forma de energia vegetal mais concentrada que existe e são comumente usados em tratamentos de beleza, estética saúde e bem estar. Podemos extraí-los de folhas, flores, caules, sementes, raízes ou cascas. Para obter um litro de óleo essencial são necessárias centenas de quilos de plantas. Milhares de plantas possuem óleos essenciais. São plantas de cheiro forte e característico, como alho, cebola, orégano, manjericão, eucalipto, citronela, lavanda, menta, entre outras. Estima-se  hoje a existência de 30.000 espécies vegetais que produzem óleos essenciais, sendo que somente 10% destas plantas são do conhecimento humano. Os óleos essenciais possuem princípios a vos que são estudados há anos pela farmacognosia e aplicados em centenas de finalidades  farmacêuticas, , terapêuticas e cosméticas.Os óleos essenciais possuem características similares ao álcool e ao éter. São voláteis, não possuem viscosidade de óleo e não deslizam quando aplicados diretamente sobre a pele. Para aplicação são indicados sempre diluídos em óleos vegetais ou bases neutras cosméticas.

ÓLEOS ESSENCIAIS DE  A a Z

 ÓLEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA WNF (anti depressivo) Citrus auranilum L. ssp bergamia
O óleo de Bergamota pode ser considerado um dos mais nobres entre os óleos cítricos. É alegre, festivo e anti  depressivo e extasiante. Afasta a tristeza e a desmotivação Possui aroma cítrico amargo com leve toque seco, lembrando o tabaco cru. Em massagens e tratamentos de pele age como desintoxicante e tônico. Estimula  e fortalece tecidos desvitalizados da pele. É agente anti oleosidade e anti acne e estimulante  da pigmentação. Na aromaterapia seu uso é recomendado no combate aos estados de depressão, inquietude, agitação e insônia.
Contraindicação: não utilizar ao sol, podendo provocar queimaduras graves. Gestantes e crianças utilizar  somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE CAMOMILA ROMANA WNF (sistema nervoso e digestivo) Anthemis nobilis O óleo essencial de Camomila Romana está relacionado ao sistema nervoso. Pode ser utilizado  contra tensões, espasmos, cólicas, estresse e sintomas ligados ao nervosismo através de massagens, banhos, fricções e pulverizações. É um óleo caro, portanto deve ser bem estudado antes da aquisição e da aplicação, sempre respeitando as indicações e dosagens. Fortalece os sistemas digestivo, intestinal, facilitando a eliminação de toxinas ou parasitas. Possui propriedades analgésicas, carminativas  e anti  térmicas.
 Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar  somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA CÁSSIA WNF (sistema urinário) Cynammomum cassia
O óleo de Canela Cássia serve para o fortalecimento do sistema imunológico. É bactericida de amplo espectro, também fungicida e parasiticida. Tônico e estimulante  sexual (afrodisíaco), age bem contra a astenia, sonolência e depressão. Em banhos de assento complementa tratamentos de infecções urinárias e vaginais. No difusor de aroma age como anti séptico aéreo energizante e purifi ca o ambiente.
Contraindicação: não utilizar  na pele de crianças menores de 5 anos. É dermocáustico. Não pode ser usado por gestantes.
ÓLEO ESSENCIAL DE CEDRO VIRGÍNIA WNF (descongestionante linfático, venoso) Juniperus virginiana
Este óleo é um excelente descongestionante venoso e complementar nos tratamentos de hemorroidas internas e externas através de banhos de assento. Em massagens, utilizar com o Óleo Vegetal de Gérmen de Trigo WNF que, pela grande quantidade  de vitamina E, fortalece os vasos, protegendo e evitando varizes. O aroma lenhoso do Cedro evoca sensações sólidas de conforto e abrigo, de calor e consistência, lembrando a presença de um templo oriental. É um dos óleos preferidos para meditação.
 Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades  e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar  somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE CIPRESTE (descongestionante linfático) Cupressus sempervirens
O óleo de Cipreste é considerado um grande descongestionante linfático, venoso e prostático. Indicado para o tratamento de edemas nos membros inferiores, em escalda-pés mornos e no tratamento de hemorroidas internas e externas, auxiliando em banhos de assento. É um óleo tônico, neurotônico, enterotônico, anti -infeccioso, anti bacteriano e anti  microbiano. Possui ação descongestionante e auxilia na purificação do organismo em relação aos líquidos circulantes, como linfa e sangue venoso.
 Contraindicação: casos de cistos ou nódulos. Não utilizar  em bebês, crianças e gestantes.

ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO CITRIODORA WNF (calmante, anti reumático) Eucalyptus citriodora
Diferente do Eucalyptus globulus, que é um óleo com propriedades e benefícios ao sistema respiratório, o Citriodora é um óleo essencial ligado aos problemas reumáticos  e artrites. É anti inflamatório, anti-infeccioso, calmante e sedatico Em saunas, atua como hipotensivo, abaixando a pressão. Na França é utilizado  no auxílio do tratamento da pericardite e da coronarite. Nos banhos de assento auxilia em alguns tratamentos de vaginites e cistites.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar  somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE ERVA-DOCE/FUNCHO (regulador, digestivo) Foeniculum vulgare
Este é um valioso aliado como regulador e facilitador da produção de hormônios femininos (Estrogen-like), sendo emenagogo e galactogênico (estimula a produção do leite materno). É ligeiramente estimulante  de secreções digestivas, alivia as dores de maneira significati- vamente rápida. Auxilia nas cólicas menstruais e estomacais. Indicado para as fases de pré-menopausa e menopausa. Seu uso pode ser ú l para regular o ciclo menstrual. Em massagens e banhos, destrava as costas e dores lombares.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidade e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica. Não utilizar em pessoas que sofrem de epilepsia.

ÓLEO ESSENCIAL DE GENGIBRE WNF (digestivo) Zingiber offi cinalis
O óleo de Gengibre tem um odor característico, seco e aromático. É considerado tônico digesti- vo, estomáquico e carminativo, pode ser utilizado como afrodisíaco em alguns casos. Excelente para o sistema circulatório, os músculos e as articulações (artrites, reumatismo e má circulação sanguínea). Na medicina ayurvédica é aplicado para ativar o agni, que numa tradução para o português significa “o fogo digestivo”. No ambiente, combina perfeitamente com óleos cítricos, criando uma atmosfera agradável para a ingestão de alimentos.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro da finalidade e dosagens descritas neste manual. Não pode ser usado por crianças. Gestantes não devem utilizar nos três primeiros meses de gestação, após este período, somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA BRASIL WNF (tranquilizante) Lavandula dentata
Esta é uma espécie de Lavanda diferente da tradicional utilizada na aromaterapia.
A Lavandula dentata é objeto de trabalho pioneiro da World´s Natural Fragrances no estudo dos óleos essenciais. Moléculas interessantes foram identificadas neste óleo, que pode ser aplicado em diversos tratamentos respiratórios, descongestionantes e expectorantes. Também é usado no tratamento de 28 queimaduras diversas já que auxilia na regeneração celular do tecido cutâneo. Seu aroma é mais fresco e lenhoso do que a Lavanda comum. É antisséptico, bactericida e equilibrante. Relaxa a musculatura e oxigena os tecidos. Excelente para uso em massagens, banhos, difusão aérea e escalda-pés.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO SICILIANO WNF (depurativo) Citrus limonum
O óleo essencial de Limão é anti-infeccioso, anti bacteriano, antisséptico, adstringente, carminativo, depurativo, hipotensivo e anti viral. Sua função no organismo é similar à da vitamina P. Atua sobre a microcirculação, diminuindo a permeabilidade dos vasos capilares e aumentando sua resistência. Auxilia na prevenção da hipertensão e diabetes. É fluidificante sanguíneo, lipolítico, neurotônico e estomáquico. Excelente para o trato respiratório, fortalecendo-o, além de auxiliar na digestão. Deve ser aplicado em banhos e durante o trabalho de fisioterapia, auxiliando tratamento das insuficiências venosas, flebite e trombose. Na aromaterapia, o Limão é excelente desinfetante aéreo, indicado para a manutenção da qualidade do ar nos períodos epidêmicos de gripes e viroses.
Contraindicação: não aplicar sob incidência de raios solares e evitar a exposição ao sol. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.


ÓLEO ESSENCIAL DE MANDARINA WNF (calmante) Citrus reticulata mandarine
O óleo essencial de Mandarina é o mais suave entre os óleos cítricos. É calmante e sedativo emocional, moderado regulador do sistema imunológico. Tônico digestivo, eupéptico, esti- mulador do apetite infantil. Seu aroma é relaxante e trabalha contra a insônia, excitação e agitação. Excelente para uso em difusor elétrico ou a vela durante 30 minutos antes das refeições.
Contraindicação: não aplicar sob incidência de raios solares e evitar a exposição ao sol. Fotossensibilizante. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.
ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO WNF (neurotônico e digestivo) Ocimum basilicum
O Óleo Essencial de Manjericão WNF é anti -infeccioso, anti bacteriano e antisséptico. Atua diretamente nas bactérias Gram-positivas. É neurotônico, age positivamente sobre o sistema parassimpático, é hipotensivo, vasodilatador, tranquilizante, antálgico, estomáquico e diuréti co. Auxilia no tratamento de distonia neurovegetativa, hipertireoidismo, hipertensão arterial, taquicardia, arritmia cardíaca e dispneia pulmonar. Como auxílio emocional na aromaterapia, contra ansiedade, agitação e estresse.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE MENTA ARVENSIS WNF (vaso constritor, neurotônico, adelgante) Mentha arvensis
O aroma do Óleo Essencial de Menta Arvensis WNF é mais doce que o da Menta piperita. Este óleo é interessante como vasoconstritor, para o alívio de pancadas e dores de cabeça, fortes como enxaqueca.  Seu aroma é refrescante e estimulante de secreções digestivas gástricas e vesiculares. Auxilia na recuperação de enjoos com vômitos e cólicas estomacais. Auxilia no tratamento da rinite, sinusite, rinofaringite e laringite. Alivia dores musculares e tensões nervosas. Contraindicação: não utilizar em crianças menores de 5 anos. Evitar absolutamente o uso em recém-nascidos e bebês, podendo provocar alergia e edema de glote. Não pode ser usado por gestantes.

ÓLEO ESSENCIAL DE PATCHOULI WNF (hidratante,regenerador, protetor) Pogostemon cablin
 O Óleo Essencial de Patchouli WNF é um excelente tônico vascular. Associado ao Óleo Vegetal de Gérmen de Trigo WNF, rico em vitamina E. O Patchouli auxilia no tratamento das varizes e hemorroidas. Em banhos, é interessante no tratamento de eczemas e dermatoses seborrêicas. No caso da utilização em compressas é efi caz no tratamento de escaras, acne, dermatites, alergias e parasitoses. Elimina rachaduras na pele seca e envelhecida, nos pés, joelhos e cotovelos. É utilizado como hidratante da pele ressecada no caso dos efeitos provocados pela menopausa.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA PRETA WNF (tônico, fortificante) Piper nigrum
Quente, seco, apimentado e aromático, este óleo é especialmente focado na força, na sexualidade e na ativação das glândulas relacionadas ao sistema digestivo. Tem ação estomáquica e estilulante digestiva. Utilizado nos casos de insuficiência digestiva e hepatopancreática. Pode ser administrado nos casos de laringite e bronquites crônicas, assim como nos reumatismos e dores reumáticas. No sistema circulatório, pode ser utilizado com cautela nas anginas. Como o Óleo Essencial de Pimenta WNF é quente, age no corpo como regulador térmico, eliminando o excesso de muco.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finaalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE ROSA MARROCOS WNF (anti -aging) Rosa centifolia
É um dos mais caros e raros entre os óleos essenciais. São necessários cerca de 3.000 quilos de pétalas para a produção de 1 litro de Óleo Essencial de Rosa WNF. Excelente nos cuidados da pele envelhecida, madura e ressecada, pois possui geraniol. Age como anti rugas e clareador, controla a oleosidade e pigmentação da pele. Excelente cicatrizante, coagulante, afrodisíaco, envolvente e confortante. Seu aroma é característico, profundo e marcante, especialmente atraente para pessoas de personalidade clássica e formal. queimaduras diversas já que auxilia na regeneração celular do tecido cutâneo. Seu aroma é mais fresco e lenhoso do que a Lavanda comum. É antisséptico, bactericida e equilibrante. Relaxa a musculatura e oxigena os tecidos. Excelente para uso em massagens, banhos, difusão aérea e escalda-pés.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE SÁLVIA ESCLAREA WNF (regulador menstrual) Salvia sclarea
O Óleo Essencial de Sálvia Esclarea WNF possui enorme similaridade com o estrogênio (contém até 7% de escloreol), desta forma age como regulador menstrual. Utilizado no auxílio do tratamento da pré-menopausa e da endometriose. É flebotônico, afrodisíaco e neurotônico. Possui efeito anti espasmódico, relaxante e anti  epitelizante. Pode ser utilizado para alterações hormonais ligadas ao estrogênio. Indicado para o tratamento de problemas circulatórios como: varizes, aneurisma venoso e hemorroidas. Melhora os níveis do colesterol. Pode ser utillizado como antimicótico. Na aromaterapia, pode ser utillizado contra a exaustão nervosa e mental. Contraindicações: evitar o uso prolongado (máximo de 20 dias). Evitar o uso em crianças e meninas adolescentes que estão para entrar no ciclo menstrual. Nunca utilizar durante a gravidez, pois é abortivo.

ÓLEO ESSENCIAL DE SÂNDALO AMIRIS WNF (descongestionante linfático e desintoxicante) Amyris balsamifera
A árvore do Sândalo chama-se Santalum álbum, leva mais de 30 anos para se tornar produtiva e é considerada sagrada na Índia. O Óleo Essencial de Sândalo Amiris WNF é obtido de outra planta, a Amyris balsamifera, que já há muito tempo substi tui o óleo de Sândalo por questões de preservação. Este óleo é indicado como descongestionante linfático e venoso, desintoxica o organismo e fortalece os tecidos. Seu aroma é lenhoso e suave, masculino e afrodisíaco. Diluído em Óleo Vegetal de Semente de Uva WNF, é um excelente hidratante para a pele e esti mulante da microcirculação. Protege contra ressecamentos extremos e contra rachaduras na pele, enrijece tecidos e estimula o couro cabeludo e o crescimento de cabelos.
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO WNF (bactericida) Thymus vulgaris
O Óleo Essencial de Tomilho WNF foi descoberto no Brasil por profi ssionais da área da saúde. Na podologia, tem se mostrado um óleo de extrema eficácia nas onicomicoses, sendo um poderoso anti fúngico, bactericida e parasiticida,  fortalece a pele e elimina pruridos de pequenas infecções cutâneas. Pode ser aplicado em psoríase e deve ser diluído em Óleo Vegetal de Gérmen de Trigo WNF. A utilização pura deste óleo seca verrugas. Tem efi cácia sobre alguns tipos de verrugas, para isso deve ser aplicado puro, com haste flexível de algodão. Indicado na exaustão nervosa e nas dores reumáticas e musculares
Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

ÓLEO ESSENCIAL DE ZIMBRO/JUNIPERO (tônico, desintoxicante, linfático) Juniperus communis
O Óleo Essencial de Zimbro WNF é um poderoso diurético, ajuda a eliminar toxinas do organismo, transformando-as em uréia. É utilizado em drenagens linfáticas e no tratamento da celulite. Age como tônico tissular, é antisséptico e anti reumático. Pode ser aplicado no auxílio do tratamento da artrite. Fortalece a musculatura. Enrijece tecidos, protege contra edemas. É utilizado como estimulante sexual masculino. Excelente nos tratamentos de manutenção pós cirúrgicos. Seu aroma lembra limpeza, expansão e refrescância com um toque “masculino” que no emocional remete a segurança.

 Contraindicação: nenhuma conhecida dentro das finalidades e dosagens descritas neste manual. Gestantes e crianças utilizar somente com orientação médica.

Fonte: http://www.wnf.com.br/portal/MANUAL-TECNICO-DE-APLICACOES.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas