Meridiano do Intestino grosso



O Estudo do Intestino Grosso é muito mais simples que os demais Zang-Fu, apesar de sua função ser de extrema importância. Precisamos saber, então, que suas principais funções são:
1) Controlar a Passagem e a Condução
2) Transformar as fezes e reabsorver os fluídos
Em resumo, a principal função do Intestino Grosso consiste em receber os alimentos e as bebidas do Intestino Delgado. Tendo absorvido alguns dos fluidos, excretar as fezes.
Sem o Intestino Grosso, os metabólitos (substâncias tóxicas para o corpo) ficariam presos em nosso organismo, e a vida seria impossível.
Mas o que pode causar doenças no Intestino Grosso?

A)Fatores Patogênicos Externos
- Frio: o intestino grosso é facilmente afetado pelo frio externo, principalmente quando há vestuário inadequado. O meridiano do Intestino Grosso passa pelos membros superiores, que quando desprotegidos podem ser afetados pelo frio perverso.
- Umidade: sentar-se em locais úmidos e frios e a umidade externa afetam facilmente o intestino grosso. Da mesma forma da invasão anterior, a umidade pode penetrar o meridiano do Intestino Grosso. Porém, no caso da Umidade, até mesmo morar em locais extremamente úmidos podem prejudicar o funcionamento deste órgão.

b) Tensão Emocional
- Tristeza: a tristeza afeta principalmente o Pulmão e pode afetar o IG indiretamente por serem acoplados. A tristeza causa deficiência do Qi do Pulmão e do IG. É notável, que principalmente mulheres ficam constipadas quando passam por períodos de tristeza profunda.
- Preocupação: a preocupação depaupera o Qi do Pulmão que não desce e auxilia o IG em suas funções. Isso causa estagnação do Qi do IG e as fezes também ficam retidas.
- Raiva: a raiva, a frustração e o ressentimento afetam o IG, causando estagnação do Qi neste órgão. Principalmente se esses sentimentos forem sentidos após as refeições. Inicialmente, estes sentimentos afetam o Fígado, causando a estagnação do Qi do mesmo. Esta estagnação gera calor, que pode invadir o IG tornando as fezes ressecadas e fétidas.

c) Dieta
- Alimentos frios e crus: geram Frio no IG.
- Alimentos gordurosos: geram Umidade
- Alimentos fritos: podem gerar Calor e Umidade.
O ideal é manter a dieta SEMPRE equilibrada. Não devemos pedir à um paciente que ele deixe de consumir certo alimento, mas sim para comer qualquer tipo de alimento sem excesso.
Sabendo o que causa doenças do Intestino Grosso, vamos entender os Padrões relacionados à esse órgão:

Padrões de Excesso

1) Umidade Calor no Intestino Grosso: sintomas de dor abdominal que não melhora por
evacuação, muco, sangue nas fezes, sensação de peso no corpo e nos membros, urina escassa e escura, diarréia. É um padrão causado principalemnte por dieta inadequada e estresse emocional.

2) Calor no o Intestino Grosso: sintomas de fezes secas, sensação de queimação na boca e no ânus, urina escura e escassa. É principalmente causado pelo consumo excessivo de alimentos quentes e secos.

3) Frio Invadindo o Intestino Grosso: sintomas de dor abdominal repentina, diarréia com dor, sensação de frio. Língua com revestimento branco. Neste caso é necessário estar atento ao vestuário adequado ao clima.

4) Estagnação do Qi no Intestino Grosso: sintomas de distensão e dor abdominais, constipação com fezes em pedaços, irritabilidade, agravação da condição de acordo com o humor. Este padrão pode ocorrer devido à alimentação irregular, ou seja, em horários que não são pré determinados. Porém, o que mais chama atenção neste padrão é o fato dele acontecer principalmente por alterações de humor. Pode ser facilmente associado ao que a medicina Ocidental chama de 
Síndrome do Intestino Irritável.

Padrões de Deficiência

1) Intestino Grosso Seco: sintomas de fezes ressecadas e difíceis de serem eliminadas, boca e garganta secas, corpo delgado, mau hálito.
Em países muito secos, este padrão pode acontecer principalmente por invasão de secura, porém a dieta irregular também está associada à esta doença.

2) Colapso do Intestino Grosso: sintomas de Diarréia crônica, prolapso de ânus, hemorróidas, cansaço após evacuações intestinais, membros frios, falta de apetite, esgotamento mental, vontade de beber líquidos quentes, vontade de ter o abdome massageado.
Este padrão é importante pois é ocasionado por um desequilíbrio de Baço-Pâncreas e/ou Estômago. O trabalho físico é um dos causadores mais comuns desse padrão, pois lesa o Baço. No meio esportivo, estes são sintomas de “over training”.

Além disso, quando o Estômago ou o Baço são invadidos por vermes, esse padrão também pode acontecer.
Com os conhecimentos postados acima, fica fácil entender que para que o Intestino Grosso funcione regularmente é necessário se alimentar bem, com regularidade de horários, evitar grandes períodos de estresse emocional e manter o vestuário adequado de acordo com as condições climáticas.

O consumo adequado de água também colabora para um bom funcionamento do Intestino Grosso.
Outra questão importante, é tomar cuidado com o Baço-Pâncreas e com o Estômago, que já foram estudados. Os maiores desquilíbrios de Intestino Grosso são provenientes destes órgãos.
Alguns livros mais “esotéricos” dizem que a falta de funcionamento do Intestino Grosso está ligada à situações de apego. 

http://www.facilitandoacupuntura.com.br/os-zang-fu-intestino-grosso-fisiologia-e-patologia/


Comentários

Postagens mais visitadas