Meridiano do Pulmão




Elemento: Metal Horário: 03: 00 às 05:00 hs.
Estação: Outono
Trajeto: Centrífugo

O Meridiano do Pulmão apresenta 11 pontos bilaterais.
O Pulmão para a Medicina Oriental é um órgão ímpar e que tem como função principal dirigir o Qi. Na respiração o Pulmão trás para o interior do Ser Humano o Qi Celeste e expira o Qi viciado " a emanação do Céu se comunica com o Pulmão ". Sun Wen.

O Pulmão governa a respiração pois inala o Qi puro e exala o Qi impuro. A troca e renovação constantes do Qi realizadas pelo Pulmão asseguram o funcionamento adequado de todos os processos fisiológicos do organismo.

O Qi dos alimentos é enviado pelo Baço para o Pulmão, onde, combinado com o ar inalado da origem ao Qi torácico, num processo denominado Mar do Qi.

O Pulmão governa o Qi e  auxiliar o Coração na circulação do Sangue. Assim, embora o Coração controle os vasos sanguíneos, o Pulmão tem um papel importante na manutenção da saúde dos mesmos, assim como nos Meridianos.,

O Pulmão apresenta a função de dispersar o Qi Defensivo e os Fluidos Corpóreos de todo o organismo para o espaço entre a pele e os músculos. Esta é a maneira pela qual o Pulmão está fisiologicamente relacionado à pele, assegurando que o Qi Defensivo seja distribuído igualmente por todo o organismo sob a pele, aquecendo a pele e os músculos e protegendo o organismo contra fatores patógenos exteriores.

O Pulmão é o Zang mais elevado no corpo, sendo necessário assegurar a nutrição de Qi, Sangue e fluidos corpóreos a todos os órgãos, prevenindo o acumular e a estagnação. Assim, previne-se também a exaustão do próprio Pulmão.
Após receber os fluidos refinados do Baço, o Pulmão distribui-os por todo o organismo pela pele, através da sudorese. Faz descê-los também até ao Rim e a Bexiga, sendo excretados pela urina.

O Pulmão nutre e umedece a pele e os pelos, influenciando o Qi Defensivo que flui sob a pele.

O nariz é a abertura do Pulmão pois é através deste que ocorre a respiração. Se o Qi do Pulmão é forte, o nariz abre-se, a respiração será fácil e o olfato normal. Se o Qi for debilitado ou se o Pulmão for invadido por fatores patogênicos exteriores, o nariz ficará obstruído, podendo ocorrer perda de olfato e espirros.

A Alma Corpórea é a parte mais física e material da alma do ser humano. Ela está intimamente relacionada com a Essência e pode-se dizer que é a manifestação da Essência na esfera dos sentimentos e sensações. Estando relacionada ao Pulmão, a Alma Corpórea também está vinculada à respiração. É diretamente afetada pelas emoções de tristeza ou lamento, que obstruem seus movimentos.


Alma Corpórea e Essência: A Alma Corpórea está intimamente ligada à Essência, pois é originária da mãe e surge logo assim que a Essência pré-celestial do recém-nascido se forma.. A Alma Corpórea permite que a Essência participe de todos os processos fisiológicos do organismo, e por isso mesmo é a mais próxima da Essência.


Estas emoções têm um efeito poderoso e direto sobre a respiração. A respiração fica rápida e superficial, quando uma pessoa está triste, depressiva. Portanto o ponto P7  apresenta um efeito poderoso sobre as emoções contidas, enquanto o ponto B42  tonifica o Qi do Pulmão e fortalece a Alma Corpórea.
"Quando o Pulmão estiver em excesso, haverá sonhos sobre lamentos. Se o Pulmão é deficiente, haverá sonhos com objetos brancos ou matanças sangrentas. Se os sonhos acontecerem no Outono, haverá sonhos com batalhas e guerras."

O Pulmão governa o Qi, que está intimamente relacionado com o Sangue e flui nos Vasos Sanguíneos junto com aquele. Uma vez que o Qi do Pulmão afeta os Vasos Sanguíneos, o pulso da artéria radial, situada sobre o Meridiano do Pulmão, reflete o estado de todos os sistemas.

O Pulmão influencia a pele e o Qi Defensivo, sendo facilmente invadido pelos fatores patogênicos externos, particularmente o Frio.

A força, tom e claridade da voz são dependentes do Pulmão. Quando este é saudável, é comparado a um sino, que toca um som nítido, que é a voz. Se o Pulmão está debilitado, a voz se torna baixa.

Respiratórios: mal estar torácico, dispnéia, tosse com ou sem expectoração, hemoptise, dor torácica, calafrios, febre e coriza.

Sintomas cutâneos: hiperidrose, sudorese noturna, urticária, dor cutânea.

Mental: medo, depressão, claustrofobia.

Membros superiores: dor ou parestesias ao longo da área do meridiano.

Sintomas de excesso de energia: respiração ruidosa, voz alta, distensão torácica, dor dorsal alta, dor nos ombros e braços, dor cutânea, hemoptise, tosse com chiado, febre, calafrios, dor torácica, expectoração purulenta ou e odor fétido.

Sintomas de deficiência de energia: taquipnéia com tosse, escarro fluido, voz fraca e baixa, chiado seco, sudorese noturna, medo, claustrofobia, depressão,parestesias profundas e maldefinidas ao longo da área do meridiano.



Trajeto

O Canal do Pulmão tem origem no Jiao Médio, na região do Estômago, de onde descende internamente até conectar-se com o Intestino Grosso, em seguida, ascende até o Estômago, passa pelo diafragma, e penetra o Pulmão. Dai ascende até a garganta, dirige-se obliquamente para baixo e emerge no tórax, em P-1 (Zhongfu), situado no primeiro espaço intercostal, a 6 cun da linha média. De P-1 (Zhongfu) o Meridiano sobe 1 cun até P-2 (Yunmen), percorre a área abaixo da axila até o braço, onde seguirá por sua face medial, entre o Canal do Pericárdio e do Intestino Grosso, ao longo da borda anterior do rádio até P-7 aonde um ramo sai internamente e conecta-se a IG-1 (Shangyang). Externamente segue pelo sulco radial e alcança P-9 (Taiyuan) aprofundando-se. Externaliza-se novamente sobre os músculos tenares alcançando P-10 (Yuji), de onde segue até o ângulo ungueal interno no primeiro quirodáctilo, terminando no ponto P-11 (Shaoshang).
Trajeto Canal Luo

O Canal Luo se separa do Canal principal do Pulmão em P-7 (Lieque), segue pelo Canal do Pulmão pela palma da mão e ramifica-se através da eminência tenar, e conecta o Canal do Pulmão interior-exteriormente com o Canal do Intestino Grosso.
Trajeto Canal Divergente

Diverge do Canal Principal do Pulmão na axila e passa anteriormente ao Canal do Coração no peito, conecta-se com o Pulmão e dispersa-se no Intestino Grosso, uma ramificação ascende do Pulmão, emerge pela fossa supracavicular, ascende através da garganta em converge com o Canal do Intestino Grosso.
Pontos - localização, funções energéticas e indicações
P-1 (Zhongfu) Palácio central
P-2 (Yunmen) Porta das nuvens
P-3 (Tianfu) Palácio do Céu
P-4 (Xiabai) Branco Forçado
P-5 (Chize) Lago do Cotovelo
P-6 (Kongzui) Passagem suprema
P-7 (Lieque) Brecha divergente
P-8 (Jungqu) Passagem do Qi do Canal
P-9 (Taiyuan) Lago profundo
P-10 (Yuji) Eminência tenar
P-11 (Shaoshang) Metal jovem












Meridiano do Pulmão – shŏu tài yīn fèi jīng

1 – Zhong fu
localização
1 cun abaixo do ponto 2P (no espaço inter-costal imediatamente abaixo).
inserção
Inserção oblíqua de 0,5 a 0,8 cun. Inserção muito profunda pode provocar pneumotorax.
função
1         Ponto de Alarme do Pulmão.
2         Regula o Qi do Pulmão.
3         Alivia o peito.
4         Regula a função de dispersar e descender o Qi do Pulmão.
5         Elimina Calor: este ponto não só elimina calor como nutre o Yin do pulmão.
6         Regula a função descendente do Qi do Estômago.
indicações
Regula o Qi do Pulmão: tosse, asma, dificuldade respiratória. As funções clínicas de regular o Qi do Pulmão, dispersar e fazer o Qi do Pulmão, tal como aliviar o peito encontram-se intimamente relacionadas. Assim ao regular o Qi do Pulmão, este ponto serve para tratar a asma e tosse, ou seja, provoca a dispersão e descida do Qi do Pulmão.
Alivia o peito: dor torácica, congestão no peito.
Elimina Calor: sensação de calor no peito, sintomas de secura do Pulmão como tosse sem expectoração, congestão torácica, hemoptise.
Faz o Qi do Estômago descer: vómitos, distensão abdominal.
A punctura é oblíqua para fora ao longo das intercostais ou recorre-se ao uso de ventosas.
combinações

1P – 13B – asma, tosse.
1P – 6P – 13B –22VC – 17VC – Dingchuan – asma bronquica[1].
1P – 6P – 13B – 22VC – 17VC – 14VG – 40E – Dingchuan – asma bronquica devido a Mucosidade-Calor[2].
1P – 6P – 13B – 22VC – 17VC – 20B – 43B – 6VC – 36E – Dingchuan – asma bronquica devido Vazio de Qi do Pulm|ao e Baco[3].
1P – 6P – 13B – 22VC – 17VC – 23B – 4VC – 3R – 6BP – Dingchuan – asma bronquica devido a Vazio de Yin do Pulmao e Rim[4].
1P – 6P – 13B –22VC – 17VC – 15B – 23B – 6VC – 4VC – 6MC – Dingchuan – asma bronquica devido a Vazio de Yang do Corac|ao e Rim[5].
1P – 6P – 10P – 40E – 13B – 17VC – 14VG . 11IG – tosse e bronquite devido a Plenitude Calor no Pulmão[6].
1P – 6P – 10P – 40E – 13B – 17VC – 5P – 6R – tosse e bronquite devido a Vazio de Yin do Pulmão e Rim[7].
1P – 22VC – mucosidades e asma.
1P – 17VC – 7P – opressão torácica devido a problemas no pulmão.
1P – 7P – 13B – 6R – tosse por Vazio de Yin com secura do Pulmão[8].
1P – 2P – 13B – 14F – 1BP – 47B – 7MC – dor torácica[9].
1P – 16VC – constrição esofágica com dificuldade de ingestão e vómito[10].
1P – 7P – 4IG – 13B – 16VG – 5TA – tosse por invasão de Vento-Frio externo[11].

2 – Yunmen
localização
No sulco delto peitoral, ao nível do bordo inferior do extremo interno da clavícula.
inserção
Inserção oblíqua de 0,5 a 0,8 cun. Inserção muito profunda pode provocar pneumotorax.
função
1         Regula o Qi do Pulmão.
2         Alivia o peito.
3         Elimina Calor do Aquecedor Superior.
4         Activa o meridiano.
indicações
Regula o Qi do Pulmão e alivia peito: asma, tosse, problemas no pulmão (dispneia, respiração curta, etc…), opressão torácica.
Elimina Calor do Aquecedor Superior: sensação de calor.
Activa o meridiano: dor no ombro e no peito.
É um ponto local.
combinações
2P – 12ID – dor no ombro com incapacidade de elevar o ombro[12].

3 – Tianfu
localização
A 6 cun proximais à prega de flexão do cotovelo no bordo externo do bíceps.
inserção
Inserção perpendicular de 0,5 a 1 cun.
função
1         Elimina Calor.
2         Regula a função de descender o Qi do Pulmão.
3         Arrefece o Sangue.
4         Activa o meridiano.
indicações
Elimina Calor e faz descer o Qi do Pulmão: tosse, asma, dispneia, epistaxis, hemoptises.
Arrefece o Sangue: hemoptise, epistaxis.
Activa o meridiano: dor no braço e no ombro.
combinações
3P – 4IG – epistaxis[13].

4 – Xiabai
localização
A 5 cun proximais da prega de flexão do cotovelo no bordo externo do bíceps.
inserção
Inserção perpendicular de 0,5 a 1 cun.
função
1         Regula o Qi e o Sangue no Aquecedor Superior.
2         Activa o meridiano.
indicações
Regula o Qi e o Sangue no Aquecedor Superior: dor torácica, dispneia, tosse, asma.
Activa o meridiano: dores localizadas.
combinações

5 – Chize
localização
Na prega de flexão do cotovelo, no bordo externo (radial) do tendão do músculo bíceps.
inserção
Inserção perpendicular de 0,5 a 1 cun.
função
1         ponto He/mar do Pulmão: como ponto mar também é usado para tratar padrões de Humidade ou Humidade-Calor e Vazio de Yin. Considera-se que este ponto tem capacidade de regenerar os líquidos orgânicos associados ao Pulmão.
2         Regula o Qi do Pulmão.
3         Regula o Qi na zona local (activa o meridiano).
4         Elimina Calor do Pulmão ( a função clínica de eliminar calor está relacionada com o facto de ser o ponto água; como se sabe existem, em cada meridiano, dois pontos específicos para eliminar calor sendo eles: o ponto água e o ponto manancial).
indicações
Ponto He/mar: tosse seca, garganta seca, sensação de calor no peito, sensação de peso no peito, tosse com expectoração espessa e pegajosa, etc…
Regula o Qi do Pulmão: dispneia, tosse, asma, respiração curta, etc…
Regula o Qi na zona local: dor no cotovelo.
Elimina Calor do Pulmão: infecções nas vias respiratórias, problemas de pele causadas por calor no pulmão como calor com comichão na pele, pele vermelha, hemoptise, epistaxis, etc…
combinações
5P – 13B – 22VC – Dingchuan – bronquite crónica[14].
5P – 40E – 17VC – 22VC – 13B – Dingchuan – asma brônquica com expectoração profusa[15].
5P – 7P – 13B – 22VC – 17VC – 4IG – 40E – Dingchuan – asma brônquica por Mucosidade-Calor[16].
5P – 13B – 17VC – 22VC – 14VG – 11IG – tosse por invasão de Vento-Calor externos[17].
5P – 10P – 13B – 4IG – 40E – tosse por Mucosidade-Calor[18].
5P – 13B – 43B – 6BP – 3R – tosse por Vazio de Yin do Pulmão[19].
5P – 22VC – 4VC – 7P – 36E – 6R – tosse por Vazio de Yin[20].
5P – 13B – 18B – 3F – 6BP – tosse por Súbida de Yang do Fígado que ataca o Pulmão[21].
5P – 7P – 13B – 6BP – 3R – tosse por secura do Pulmão[22].
5P – 6R – 4IG – 7P – tosse e bronquite devido a Vento-Secura[23].
5P – 13B – 43B – 23B – 3R – 22VC – bronquite crónica por Vazio de Yin do Pulmão e do Rim[24].
5P – 10P – hemoptise[25].
5P – 7P – 10P – 20VB – 4IG – 20IG – gripe por Vento-Calor[26].
5P – 4IG – 14VG – 20VB – invasão de Vento-Calor externos[27].
5P – 1P – 11IG – 4IG – 6MC – 17VC – respiração ofegante por invasão de Vento-Calor externos[28].
5P – 14VG – 13B – 4IG – pneumonia. Se existir perda de consciência usamos 1R e 26VG; dor no peito recorremos ao 6TA; expectoração excessiva usamos o ponto 40E ou expectoração com sangue seleccionando o ponto 17B[29].
5P – 13B – 43B – 36E – Jiehexue – tuberculose pulmonar[30].
5P – 1P – 40E – 22VC – 6MC – 6BP – 14VG – dor de garganta por Mucosidade-Calor no Pulmão[31].
5P – 11IG – contracção e dor no cotovelo[32].
5P – 10BP – calor no sangue ou vazio de sangue provocam problemas de pele.
5P – 4IG – 11IG – 10VG – 40B – acne por Calor no Pulmão[33].
5P – 17B – comichão na pele, pele vermelha.

6 – Kongzui
localização
A 7 cun proximais da prega transversal distal do punho, no bordo interno do rádio, entre o longo supinador e o flexor radial do carpo.
inserção
Inserção perpendicular de 0,5 a 1 cun.
função
1         Ponto de Emergência do Pulmão (como ponto de emergência possui uma série de funções clinicas extremamente importantes para diversos problemas pulmonares como: (1) provoca a dispersão e descida do Qi do Pulmão, (2) elimina Calor e lubrifica os pulmões, (3) actua em condições agudas e (4) alivia sintomas hemorrágicos.
2         Activa o meridiano.
indicações
Ponto de Emergência do Pulmão: trata casos agudos como asma, tosse, dor de garganta, e casos de emergência como tuberculose, hemoptise, doenças febris com ausência de transpiração e quadros hemorrágicos como hemóptise.
Activa o meridiano: acção analgésica  na presença de dor no braço.
combinações
6P – Dingchuan – asma[34].
6P – 17VC – 13B – 6MC – 40E – 3R – Dingchuan – asma[35].
6P – 17VC – 13B – 6MC – 40E – 3R – Dingchuan – 14VG – 11IG – asma por Mucosidade-Calor no Pulmão[36].
6P – 1P – 13B – 17VC – 22VC – 40E – tosse e bronquite devido a Humidade-Frio no Pulmão[37].
6P – 3MC – 13B – tosse[38].
6P – 9P – tosse com hemoptise. Quando existe inflamação da artéria usa-se o ponto 6P.
6P – 13B – 14VG – 12VC – 40E – 44E – hemóptise por Mucosidade-Calor no pulmão[39].
6P – 7P – 10P – 2IG – 4IG – 14VG – hemoptise por invasão de Calor externo[40].
6P – 10P – 2F – 6F – 4MC – hemoptise por Fogo no Fígado[41].
6P – 5P – 6BP – 3R – hemoptise por Vazio de Yin[42].
6P – 1P – 6MC – 4BP – 17VC – 6VC – palpitações por Estagnação de Qi do Pulmão[43].

7 – Lìeque
localização
A 1,5 cun da prega transversal distal do punho, no bordo externo do tendão do longo supinador.
inserção
Inserção horizontal de 0,5 a 0,8 cun.
função
1         Ponto de Conexão/Luo do Pulmão (pode tratar dois meridianos ao mesmo tempo, neste caso o Intestino Grosso).
2         Ponto de Abertura do Ren Mai: alguns autores consideram que este ponto desinibe a micção. Esta função deve-se ao facto de ser ponto de abertura do Ren Mai.
3         Elimina Vento.
4         Regula a função de descender e dispersar o Qi do Pulmão.
indicações[44]
Ponto de Conexão do Pulmão: dor de garganta, tonsilite, dor de dentes, dor de cabeça, paralisia facial.
Ponto de Abertura do Vaso de Concepção: problemas urinários, genitais e reprodutivos.
Elimina Vento: problemas da garganta por vento-frio (gripes e constipações), paralisia facial por Vento-Frio.
Regula a função de descender e dispersar do Qi do Pulmão: tosse, asma, obstrução nasal, rinorreia.
Este ponto é muito usado.
combinações
7P – 1IG – 4IG – 9E – dor de garganta por frio, tonsilite, perda de voz súbito ou devido a grande esforço.Não serve para perda de voz por problemas cerebrais.
7P – 3VC – micção com sensação de calor.
7P – 4BP – impotência, infertilidade.
7P – 4IG – cefaleia devido a vento externo[45].
7P – 11B – 20VB – 31VB – 4IG – protocolo do síndrome BI vento.
7P – 20VB – 5TA – invasão por Vento-Frio[46].
7P – 4E – desvio da boca[47].
7P – 4IG – 20IG – problemas nasais.
7P – 20VB – 4IG – 20IG – Yintang – rinite por invasão de Vento-Frio externos[48].
7P – 1P – 4IG – 13B – 16VG – 5TA – tosse por invasão de Vento-Frio externos[49].
7P – 5P – asma e tosse.
7P – 5P – 13B – 6BP – 3R – tosse por secura do Pulmão[50].
7P – 1P – 13B – 6R – tosse por Vazio de Yin com secura do Pulmão[51].
7P – 6R – 17VC – 22VC – 13B – tosse e asma por Rebeldia de Qi do Pulmão[52].
7P – 5P – 13B – 22VC – 17VC – 4IG – 40E – Dingchuan – asma brônquica por Mucosidade-Calor[53].
7P – 6P – 10P – 2IG – 4IG – 14VG – hemoptise por invasão de Calor externo[54].
7P – 36E – dispneia aguda[55].
7P – 4IG – 20VB – 14VG – resfriado comum[56].
7P – 20VB – 4IG – 20IG – 12B – 7ID – gripe por Vento-Frio[57].
7P – 12B – 4IG – 20VB – 16VG – 13B – 20IG – 23VG – 20VG – 7R – gripe por Vento-Frio[58].
7P – 20VB – 4IG – 20IG – 12VC – 36E – 9BP – gripe com complicacão de Humidade[59].
7P – 20VB – 4IG – 20IG – 14VG – 11IG – gripe com complicacão por calor do Verão[60].
7P – 5P – 4IG – 13B – bronquite aguda. Algumas variações de sintomas implicam variações no uso de pontos de acupunctura. Com febre e calafrios associamos 20VB e 12B, hiperpirexia juntamos 14VG e 11IG, tosse intensa usamos 22VC e expectoração recorremos ao ponto 40E[61].
7P – 13B – 22VC – 9P – bronquite crónica ou aguda.[62]
7P – 13B – 22VC – 9P – 20VB – 4IG – bronquite crónica ou aguda devido a Vento-Frio[63].
7P – 13B – 22VC – 9P – 14VG – 11IG – bronquite crónica ou aguda devido a Vento-Calor[64].
7P – 13B – 22VC – 9P – 36E – 40E – bronquite crónica ou aguda devido a Humidade-Mucosidade[65].
7P – 13B – 22VC – 9P – 2F – 10P – bronquite crónica ou aguda devido a Fogo do Fígado[66].
7P – 13B – 22VC – 9P – 23B – 43B – 3R – bronquite crónica ou aguda devido a Vazio de Yin do Rim e Pulmão[67].
7P – 13B – 22VC – 9P – 20B – 23B – 4VC – 36E – bronquite crónica ou aguda devido a Vazio de Yang do Baço/Pãncreas e Rim[68].
7P – 40B – 11IG – 10BP – neurodermatite que afecta a área do pescoço[69].

8 – Jingqu
localização
A 1 cun da prega transversal do punho, no bordo interno da apósfise estilóide do rádio, ao nível da proeminência mais elevada.
inserção
Inserção perpendicular de 0,3 a 0,5 cun. Devemos ter o cuidado de puncturar ao lado da artéria radial.
função
1         Regula o Qi do Pulmão (função de descender).
2         Activa o meridiano.
indicações
Regula o Qi do Pulmão (função de descender): tosse, asma, dispneia, respiração curta e outros problemas relacionados com o pulmão (órgão).
Activa o meridiano: dor local (tendinites).
este ponto não é muito usado.
combinações

9 – Taiyuan
tradução
Tai significa supremo e yuan abismo. Este ponto é o abismo supremo.
localização
Situado na prega transversal distal do punho, no lado radial do osso trapézio, (por fora da artéria radial).
inserção
Inserção perpendicular de 0,2 a 0,5 cun.
função
1         Ponto Riacho/Shu.
2         Ponto Fonte e ponto terra.
3         Ponto de tonificação.
4         Regula o Qi do Pulmão: ao regular o Qi do Pulmão vai actuar a nível do Qi e do Yin. Alguns autores mencionam a capacidade deste ponto em eliminar calor, função que se deve ao facto de actuar em casos de Vazio de Yin.
5         Ponto de união dos vasos sanguíneos.
indicações
Ponto Fonte e ponto terra do pulmão: O ponto 9 é muito usado para casos de respiração curta, crónica, suor espontâneo e diarreia. Como é um ponto terra liga-se ao Baço e por isso é útil contra a diarreia. Para casos de deficiência é melhor que o ponto 7.
Ponto de tonificação: asma, tosse e bronquite por vazio de qi ou yin.
Regula o Qi do Pulmão: opressão torácica com respiração curta.
Ponto de união dos vasos sanguíneos: trata problemas dos vasos sanguíneos, para casos de estagnação de sangue devido a estagnação de qi, em particular na zona torácica.
combinações
9P – 13 B – deficiência do Pulmão.
9P – 5P – 12B – 13B – 17VC – 22VC – asma brônquica por Mucosidade-Frio[70].
9P – 13B – 20B – 43B – 6VC – 17VC – 36E – 2BP – asma brônquica por Vazio de Qi do Pulmão e Baço/pâncreas[71].
9P – 10P – garganta seca[72].
9P – 6P – tosse com hemoptise. Quando existe inflamação da artéria usa-se o ponto 6 que é o ponto de emergência do Pulmão
9P – 13B – 20B – 36E – 6VC – tosse por Vazio de Qi do Pulmão[73].
9P – 3R – 6VC – 4VC – Dingchuan – tosse por Vazio de Yang do Rim[74].
9P – 13B – 20B – 12VC – 36E – 40E – tosse por Humidade-Mucosidade no Pulmão[75].
9P – 36E – 17VC – 13B – tosse e bronquite devido a Vazio de Qi do Pulmão[76].
9P – 36E – 17VC – 4VC – 3R – tosse e bronquite devido a Vazio de Qi do Rim[77].
9P – 13B – 20B – 36E – 40E – bronquite crónica por Humidade-Mucosidade[78].
9P – 2B – 20IG – 4IG – 13B – 36E – sinusite crónica devido a Vazio de Qi do Pulmão[79].

10 – Yuji
localização
No bordo radial do 1º metacarpo, a meia distância dos seus extremos, (entre as peles dorsal e palmar da mão).
inserção
Inserção perpendicular de 0,5 a 1 cun.
função
1         Ponto Manancial/Ying.
2         Elimina Calor do Pulmão.
3         Regula descida de Qi rebelde.
4         Activa o meridiano.
indicações
Ponto Manancial (a função de eliminar calor advém de este ser um ponto manancial): tosse, asma por calor, bronquite por calor, hemoptise, febre, aversão ao frio.
Regula descida de Qi rebelde: vómitos, abdominalgia, problemas pulmonares.
Activa o meridiano: tendinite.
combinações
10P – 3MC – 7C – hemoptise ou hematemeses[80].
10P – 5P – hemoptise e outros problemas relacionados com aumento de calor. Deve notar-se que o ponto 10 usa-se em dispersão e o ponto 5 em tonificação[81].
10P – 6P – 7P – 2IG – 4IG – 14VG – hemoptise por invasão de Calor externo
10P – 6P – 2F – 6F – 4MC – hemoptise por Fogo no Fígado[82].
10P – 22VC – 23VC – 4IG – 44E – laringofaringite com calor excessivo no Pulmão e Estômago. Para tosse associam-se os ponto 5P e 7P; para rouquidão repentina os pontos 7P e 5C e para obstrução nasal os pontos 19IG e 20IG[83].
10P – 5P – 1P – 14VG – 6BP – dor de garganta por Plenitude Calor no Pulmão[84].
10P – 9P – garganta seca[85].
10P – 6MC – 36E – dificuldade em ingerir alimentos[86].
10P – 5P – 13B – 4IG – 40E – tosse por Mucosidade-Calor[87].

11 – Shaoshang
localização
No lado radial do dedo polegar, 2 mm posterior ao ângulo ungueal.
inserção
Inserção perpendicular a 0,1 cun ou oblíqua a 0,2 cun.
função
1         Ponto poço/Jing: de acordo com as funções dos pontos Jing, este ponto elimina Vento.
2         Elimina Calor do Pulmão.
3         Ponto Madeira.
4         Remove obstruções por Vento-Frio (neste caso não elimina Calor mas desbloqueia).
5         Ponto fantasma de Sun Simiao
indicações
Ponto Ying/Poço: ressuscita, febre alta, coma, alterações de consciência, reanima consciência.
Remove obstruções por Vento-Frio: tonsilite, dor de garganta, convulsões, epilepsia.
Ponto Fantasma de Sun Si-Miao: problemas psicológicos.
combinações
em casos de excesso pode-se sangrar este ponto.
11P – 7C – 1R – 15B – demência[88].
11P – 7P – tosse com dispneia[89].
11P – 16VG – 4IG – 11IG – 5TA – 12B – 13B – 14VG – 20VB – gripe por Vento-Calor[90].
11P – 4IG – 11IG – 9BP – 13VC – 5TA – 14VG – gripe por Vento-Humidade-Calor[91].
11P – 7P – 4IG – 12VC – 6BP – 6R – gripe por Vento-Secura-Calor[92].
11P – 22VC – 4IG – dor e inchaço na garganta[93].
Os pontos mais usados neste meridiano são: 1P, 5P, 6P, 7P, 9P e 10P.

NOTA: Os pontos deste meridiano localizam-se no bordo do osso, do tendão ou no bordo do bíceps.

No bordo do osso: como no caso de 6P (Kongzui), no lado interno do rádio, e de 8P (Jingqu) no bordo interno da apófise estilóide.

No bordo do tendão: como 5P (Chize), no bordo externo (lado radial) do tendão do músculo bíceps braquial, na prega transversal do cotovelo.

No bordo do bíceps: como 3P (Tianfu) e 4P (Xiabai), que se encontram no bordo externo do músculo bíceps braquial.
Fonte: http://acuforma.com/meridiano-do-pulmao-shou-tai-yin/

Comentários

Postagens mais visitadas