Atividade física, muito além da busca pela beleza

 

A atividade física é muito importante não apenas para as questões estéticas. Ela vai muito além, sendo fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida

As fibras musculares possuem mais de um núcleo. Ao redor das fibras, existem as células satélites, que são responsáveis pelo aumento da massa muscular. São elas que fazem a reparação do tecido muscular, quando ocorrem micro- lesões durante o exercício físico. Isso se dá através de divisões celulares das células satélites, onde essas novas células se deslocam para o local da lesão, auxiliando no processo de reconstrução da massa muscular.

Na hipertrofia, existe uma via bioquímica chamada de PI3K- mTOR- AMPK, responsável pelo aumento das proteínas, onde através do exercício resistido, o organismo ativa a molécula PI3K, que acaba por ativar a mTOR, responsável pela síntese proteica. Nesse processo, o tamanho das fibras miosinas aumenta ocorrendo a hipertrofia muscular.

Em resumo, a molécula PI3K se encontra na membrana da fibra muscular. Ela dá início a processos bioquímicos, que acabam por ativar o mTOR, responsável pela SÍNTESE PROTEICA e aumento da fibra muscular (hipertrofia).

Já em um exercício aeróbio, há um aumento da AMPK. Ela também se encontra na fibra muscular, tendo papel na BIOGÊNESE MITOCONDRIAL, ou seja, ela é responsável pelo aumento do número de mitocôndrias. A AMPK é uma enzima chave para o emagrecimento. Ela é responsável pela manutenção da homeostasia energética, ou seja, pelo equilíbrio energético entre ATP e ATP. Quando a energia celular aumenta, devido a atividade física, aumenta o consumo de ATP, o que ativa a via de sinalização AMPK, que por sua vez aumenta o número de mitocôndrias.

A AMPK também é responsável por alterar o metabolismo lipídico, impedindo que a gordura seja produzida e estocada como fonte de energia. Isso auxilia o processo de emagrecimento. Também a síntese de triglicérides e colesterol é afetada pela via AMPK, assim como os níveis de glicose. Isso é muito bom para os indivíduos com resistência à insulina



A AMPK aumenta a taxa de transcrição do GLUT4, que é o principal transportador da glicose para dentro das células. O GLUT 4 é o único transportador de glicose regulado por insulina. A absorção da glicose pelos músculos é fundamental para o equilíbrio da glicose no sangue. Mais um fator que torna os exercícios físicos fundamental para indivíduos com glicose elevada.

A enzima AMPK, tem um papel antagônico ao mTOR. Quanto maior a ativação de AMPK, menor a ativação de mTOR.

No entanto, estudos mostram que quando há a execução de exercícios de força isoladamente, ou juntamente com exercícios aeróbios, as respostas hipertróficas de mTOR não são alteradas.

Assim, exercícios de resistência alternados com atividades aeróbias se tornam uma excelente escolha para vivermos bem e melhor, com muita saúde e qualidade de vida!


Comentários

Postagens mais visitadas