Ho'oponopono e os Kahunas
A HUNA é a sabedoria milenar dos antigos GUARDIÕES DO SEGREDO, dos Kahunas Havaianos. Huna são os conhecimentos ocultos que nos auxiliam a olhar para dentro de nós mesmos e a desvendar os mistérios guardados em nosso interior, que de uma certa forma, foram esquecidos. Esses antigos conhecimentos Xamânicos refletem uma profunda compreensão dos mecanismos psicológicos e filosóficos da existência e dos diversos aspectos das dimensões humanas. Seu principal foco e objetivo é a mudança dos valores e padrões espirituais, como o “não ferir”, nem a si mesmo, nem os outros, nem tampouco a Natureza, (as grandes causas do sofrimento humano).
Para os Kahunas, a chave para viver uma vida integral está em despertar e integrar nosso Eu Subconsciente, com o Eu Consciente e o Eu Superconsciente.
A filosofia Huna era praticada por esse povo milenar que viveu no Havaí, cujo conhecimento e sabedoria, já quase perdidos, começaram a ser resgatados pelo psicólogo Max Freedom Long. Dessa forma, o segredo dos Kahunas foi redescoberto na primeira metade do século XX, onde o dr.Long chega à conclusão de que havia uma filosofia psicoreligiosa por trás do quotidiano dessa cultura ancestral, e o Ho’oponopono, seria como um instrumento de cura, que ocorria através da transmutação das memórias negativas.
Em 1976, Morrnah Simeona criou um novo sistema de Ho’oponopono, influenciada pelos seus estudos do Cristianismo, Filosofias Orientais e por sua profunda espiritualidade e amplo conhecimento das tradições do Havaí.
Começou, dessa forma, a modificar o processo tradicional do Ho’oponopono para adequá-lo à realidade do mundo moderno, criando o chamado Ho`oponopono da Identidade Própria.
Ela ensinou a técnica do Ho’oponopono ao Dr. Ihaleakala Hew Len que por sua vez passou esse conhecimento ao escritor Joe Vitale, possibilitando, dessa maneira, a divulgação internacional desse poderoso e eficaz processo de cura do povo Kahuna.
Comentários
Postar um comentário