o Colesterol e a importância do consumo de fibras

Fígado, Vesícula Biliar, formação do Colesterol e a importância do consumo de fibras!
Na presença de glicose, e, portanto, na presença da insulina, a glicose entrará nas células. Nas células a glicólise irá formar piruvato, que por sua vez irá formar o Acetil CoA.

O ciclo de Krebs é uma das etapas do metabolismo de respiração celular, que começa com a glicólise, que gera 2 ácidos pirúvicos, ou piruvatos. 

O saldo energético da quebra da glicose é de 2 ATPs, que são energia para a célula, e sem energia nós não viveríamos!
Durante o ciclo de Krebs, será formado NADH, que é o mediador negativo do ciclo de Krebs. Ou seja, a alta concentração de NADH, (obtida pela atividade do ciclo de Krebs na glicólise), irá diminuir o próprio ciclo.

Com a diminuição do ciclo de Krebs, irá sobrar Acetil CoA na matriz mitocondrial. Com isso, teremos um aumento da síntese de HMG CoA. Agora, através da ação de uma enzima, a HMG-CoA redutase, (que irá necessitar também da presença de insulina), teremos a formação do Mevalonato. Essa é considerada a fase I da Síntese do Colesterol. É a fase mais importante, sendo que o controle da síntese do Colesterol acontece pelo controle da Enzima HMG – Coa Redutase.

Esse Colesterol produzido poderá ser encaminhado para a formação da Bile, e para as membranas plasmáticas das células dentro do próprio fígado, e poderá também ser encaminhado para a formação de um VLDL, que caindo na circulação irá para outros tecidos como LDL.

Dentro da Vesícula Biliar temos a Bile Direta, que é composta por Ácido e Sais Biliares, Colesterol, Bilirrubina, Fosfolipídio etc.

Dos diversos componentes da Bile, o Colesterol provém, como já explicado, da ação da enzima HMG-CoA redutase. Além do Colesterol, essa enzima também formará o Antioxidante CoQ10, lembrando que a CQ10 parece ser capaz de reduzir os sintomas da fibromialgia, realiza um papel chave na respiração mitocondrial durante a produção de ATP, reduz as concentrações plasmáticas de lipoproteína envolvidas na piora do processo inflamatório e pode melhorar a resistência à insulina e melhora o sistema imune.

Mas, prosseguindo, os Ácidos Biliares serão formados a partir do Colesterol, pela ação da enzima 7 Alfa Hidroxilase, que é o primeiro estágio na síntese dos Ácidos Biliares, e que promovem uma maior fluidez da Bile, evitando que seja formados os cálculos biliares na vesícula.

A Bile, composta de Ácidos Biliares, Colesterol, Fosfolipídios etc., atua como auxiliar na digestão dos alimentos. As fibras solúveis ingeridas durante a alimentação irão se ligar ao Colesterol, que será eliminado pelas fezes, assim como também serão excretados os Ácidos Biliares.

A Bile Remanescente nos intestinos voltará para o fígado através do sistema Porta Hepático.
Essa Bile remanescente se caracteriza por conter pouco Colesterol e pouco Ácidos Biliares.
Então agora, a ativação da 7 Alfa Hidroxilase, (que transforma o Colesterol em Ácido Biliar), irá recompor essa Bile que retornou, e teremos como resultado, menos Colesterol no sangue. Além disso, o próprio Colesterol, produzido pela ação da enzima HMG-CoA redutase será usado para a recompor a Bile Remanescente.

Fica claro, então, como é importante o consumo de fibras na alimentação, tanto para o controle do Colesterol, como também, para evitarmos a formação de cálculos biliares.


SER PLENA E FELIZ
*Limpeza de pele manual
*Limpeza de pele fotônica
*Microagulhamento capilar
*Microagulhamento face, pescoço e colo
*Hidratação e Nutrição facial
*Drenagem linfática corporal e facial
*Massagem terapêutica - sistema de meridianos chineses
*Reflexologia podal
*Reiki
Agende: 11 93009 6333 e 11 98632 2158 somente Whatsapp.

 

Comentários

Postagens mais visitadas