Acupuntura Espiritual








ASPECTOS MENTAIS E ESPIRITUAIS NA ACUPUNTURA



Primeiramente precisamos entender bem o conceito de Mente e de Espírito da cultura tradicional Chinesa. Para a acupuntura de então o corpo e a mente são resultado da interação de substâncias vitais, as quais manifestam-se em níveis diferentes de "consistência" desde pouca consistência até a total imaterialidade). O corpo e a mente compõem um círculo de energia e de substâncias vitais interagindo uns com os outros para formar o organismo. A base de tudo é o Qi, uma energia que se manifesta simultaneamente sobre níveis físico e espiritual e que está em estado constante de fluxo em variáveis estágios de agregação. Daí as substâncias vitais serem manifestações do Qi em diferentes graus de substancialidade.


A Mente consiste no mais sutil e não substancial tipo de Qi. Ela indica também um aspecto bem sutil do indivíduo com uma vida saudável, que corresponde ao viço que ele apresenta na sua tez, olhos, língua, pele e pulso. A Essência - uma outra substância vital - é a origem e a base biológica da Mente porque esta abriga a Essência pré-celestial (armazenada nos Rins e herdada dos nossos pais) e a Essência pós-celestial (produzida pelos Pulmões, Estômago e Baço-Pâncreas, que fornecem a nutrição para nosso corpo.
Assim, segundo a acupuntura, a atividade da Mente conta com a Essência e com o Qi como suas bases fundamentais. Se a essência e o Qi forem fortes, a Mente estará equilibrada e alerta; por outro lado, se a Essência e o Qi forem esgotados a Mente poderá tornar-se infeliz, deprimida, ansiosa ou obscura.


Mas o processo inverso também ocorre: a Mente diretamente afetada por fatores emocionais irá atuar sobre o Qi e/ou a Essência. Na maioria das vezes afeta primeiramente o Qi o qual terá seu funcionamento normal alterado. A Essência também é afetada quando o stress emocional for combinado com excesso de trabalho e/ou atividade sexual excessiva, ou ainda quando estas tensões persistirem por um período muito prolongado.


A maior parte das funções da Mente - consciência, pensamento, cognição, sono, inteligência, ideias, emoções - são atribuídas ao cérebro na Medicina Ocidental. Porém a acupuntura não considera o cérebro um órgão especialmente importante porque para ela a Mente reside no Coração. Logo, se o Coração é forte a Mente terá todas as atividades acima descritas atuando em perfeita harmonia. Por outro lado se o Coração é afetado a Mente é fraca, o indivíduo não pensa com clareza, a consciência é obscurecida, o sono é inquieto, a inteligência é deficiente e as ideias são confusas. Como acabamos de ver o binómio Mente/Coração desempenha papel de destaque nas atividades mentais.


Entretanto, todos os outros sistemas internos - mais particularmente os órgãos Yin - também estão envolvidos nas atividades mentais, muitas vezes coincidindo com o Coração. Cada órgão Yin corresponde a um aspecto mental / emocional / espiritual do ser humano:
• Coração - Mente - Alegria
• Fígado - Alma Etérea - Raiva
• Pulmão - Alma Corpórea - Tristeza
• Baço-Pâncreas - Inteligência - Preocupação
• Rim - Força de Vontade - Medo


Estes cinco aspectos na acupuntura reunidos formam o Espírito. Os cinco órgãos são as bases fisiológicas do Espirito. A condição do Qi e do sangue de cada órgão pode influenciar a Mente e o Espírito e inversamente altarações da Mente e do Espírito irão afetar um ou mais órgãos internos.
Convém relembrar que toda essa interdependência entre corpo x mente x espírito que estamos estudando fundamenta-se no princípio de intertransformação do Yin e Yang. Esta transformação ocorre determinada pelo estágio de desenvolvimento destes dois aspectos e por condições internas. A compreensão desta transformação é importante para prevenir as patologias ou ainda para entender e acompanhar todo o processo em que uma patologia passa do estado Yin para o estado Yang e vice-versa.


Alma Etérea


A Alma Etérea corresponde, de um modo geral, ao nosso conceito Ocidental de espírito. Segundo a acupuntura é ela que entra no corpo logo após o nascimento e é tida como Etérea por ser celestial. Alma Etérea é aquela que deixa o corpo após a morte, carregando com ela uma aparência de forma física. Ela representa um nível de consciência diferente da Mente, mas ligado a ela. A Alma Etérea é enraizada no Fígado (em particular no aspecto Yin do Fígado, o sangue). Se o Yin do Fígado estiver esgotado, a Alma Etérea fica sem sua casa, sem raiz, vagueia sem objetivo. Pode resultar em insónia, timidez e perda de sentido da vida. A Alma Etérea pode Ter suas funções resumidas nos tópicos que se seguem:

1. Sonho: Refere-se aqui a sonhar acordado. A Alma Etérea que não está bem enraizada perde-se para as ideias fantasiosas, passa a não ter objetivo ou direção na vida. Por outro lado, a Alma Etérea corresponde também ao sonho como ideal de vida; o indivíduo possui objettvos e sonha em atingir os alvos. Aliás, a perda de direção e ausência de sonhos e conquistas é uma característica bem marcante da crise depressiva.

2. Sono: O sono normal e profundo é proveniente de uma Alma Etérea bem enraizada. Porém, se a Alma Etérea vagueia à noite ela causa sono inquieto com excesso de sonhos. Certamente a quantidade e qualidade do sono também depende do sangue do Coração e existe aí uma estreita relação entre sangue do Fígado e do Coração.

3. Atividade Mental: A Alma Etérea auxilia a Mente nas atividades mentais na medida em que ela dá o "movimento à Mente", pois possibilita a capacidade de auto discernimento e introspecção,como também a habilidade de se relacionar-se com outras pessoas. Esta capacidade de movimento e projeção é estreitamente ligada com a qualidade do Qi do Fígado - afinal ele pertence ao elemento Madeira e associa-se à ideia de movimento, crescimento, fluxo.

4. Equilíbrio das Emoções: Segundo a acupuntura, está sob o comando do Coração e da Mente, a Alma Etérea é responsável pelo equilíbrio entre a excitação e a repressão da vida emocional. Qualquer um de nós experimenta raiva, tristeza, preocupação ou medo em dados momentos de nossas vidas, sem que isto no entanto não nos cause doenças. Uma vez que a Alma Etérea é responsável pela parte mais intuitiva e subconsciente da Mente, ela impede que as emoções sejam excessivas e se transformem em causas de doenças; ela está, por isso mesmo intimamente relacionada com a parte Yin do Fígado (sangue) e a parte Yang do Fígado (Qi ). Estes dois aspectos do Fígado devem estar em harmonia para que o Sangue possa enraizar o Qi impedindo assim que ele se torne estagnado ou rebelde. No nível mental e emocional o Sangue do Fígado precisa enraizar a Alma Etérea a fim de que esta proporcione uma vida emocional equilibrada e satisfatória. Vem daí o conceito do Fígado ser um órgão "regulador e harmonizador".

5. Olhos e Visão: Uma Alma Etérea enraizada no Sangue do Fígado permite que os olhos possam enxergar com clareza e ainda permite, em termos mentais a visão interior, o "insíght".

6. Coragem: Coragem ou covardia na acupuntura são dois lados de uma mesma moeda e portanto estão ambas proporcionalmente relacionadas com a Alma Etérea. A coragem dependerá muito da abundância do Sangue do Fígado; quando sua quantidade é grande, o indivíduo será destemido e enfrentará as dificuldades da vida com disposição. Por outro lado, quando o Sangue do Fígado é deficiente a Alma Etérea fica agitada e o indivíduo perde a coragem e a determinação; não consegue tomar decisões e desencoraja-se com facilidade. É também muito comum nestes casos que a pessoa sinta uma sensação de medo indefinível ao deitar-se; isso ocorre devida à Alma Etérea não enraizada.

7. Planejamento: Ela influencia também a capacidade de planejamento da vida e seu direcionamento. Diz-se que nestes casos a Alma Etérea "vagueia" pois o indivíduo perde o rumo da vida e sente-se confuso. Se o Yin do Fígado (sangue) estiver muito esgotado, a Alma Etérea pode ocasionalmente deixar o corpo, já que ela não encontra-se enraizada no Sangue, provocando aquela sensação de estar-se flutuando alguns instantes antes de dormir.

8. Relacionamento com a Mente: A Mente e a Alma Etérea participam de todas as atividades mentais do indivíduo. É através da Alma Etérea que a Mente relaciona-se com o mundo exterior e também pode projetar-se interiormente a fim de perceber seu mundo interno ( intuição, inspiração, sonhos, imagens do inconsciente, etc.). Logo, o Sangue do Fígado abundante assegura uma Alma Etérea enraizada e consequentemente, uma Mente saudável. Caso contrário, a Alma Etérea não se enraíza, perde sua função de possibilitar movimento à Mente do indivíduo se torna deprimido, sem sonhos e sem objetivos. Entretanto, se é notório que existe uma forte correlação entre Alma Etérea e a Mente convém salientar que elas apresentam diferenças bem distintas: a Alma Etérea pertence ao mundo ideal, ao mundo da imagem, não substancial. A Mente por sua vez, é a mente de cada indivíduo, que morre com ele.
A função da Alma Etérea é bem visível na acupuntura em situações de coma ou de sonambulismo. No coma não existe atividade mental e no entanto a pessoa não está morta, o que leva a crer que outros aspectos mentais estão atuando; no caso são a Alma Etérea e a Alma Corpórea, a qual veremos a seguir. No sonambulismo a Mente igualmente encontra-se inativa, porém é a Alma Etérea a responsável pelo "vaguear" do corpo, ou mesmo como ocorre nos sonhos. Isto mostra a grande importância da Alma Etérea para nossa vida mental e espiritual, pois sem ela nossa mente estaria desprovida de ideias, sonhos e imagens. A Alma Etérea nos provê com estes elementos em forma de símbolos e nossa Mente os decodifica e os assimila. Se nossa Mente não tivesse esta função integradora com a Alma Etérea, ela poderia ser simplesmente inundada por estes conteúdos da Alma Etérea sem no entanto ter capacidade de compreendê-los. Eis o que ocorre em casos graves de Mente Obstruída e que acaba por ocasionar psicoses.


Alma Corpórea


A Alma Corpórea na acupuntura reside nos Pulmões e poderia se dizer que é o reverso da moeda da Alma Etérea. Ela corresponde à parte da alma que é inseparável do corpo e o acompanha na sua morte; consiste no "espírito do corpo" e quando ela está no interior do corpo diz-se que a pessoa possui Yang Qi suficiente.
Há sete tipos de Alma Corpórea: os cinco sentidos, os membros e a Alma Corpórea como um todo. Daí podemos perceber que é ela que dá mobilidade, agilidade, equilíbrio e coordenação ao corpo.

1. Alma Corpórea e Essência: A Alma Corpórea está intimamente ligada à Essência, pois é originária da mãe e surge logo assim que a Essência pré-celestial do recém-nascido se forma.. A Alma Corpórea permite que a Essência participe de todos os processos fisiológicos do organismo, e por isso mesmo é a mais próxima da Essência.

2. Sentidos: A Alma Corpórea nos permite, ao longo da vida a capacidade de sensação, sentimento, audição e visão. Quando a Alma é forte os ouvidos e os olhos são apurados e conseguem registrar as impressões; é ainda responsável pela sensação de dor e prurido e por isso relaciona-se à pele, através da qual tais sensações são percebidas. Inclusive é por este motivo que a Alma Corpórea, num tratamento de Acupuntura, é a primeira a ser afetada e quase que imediatamente provoca uma sensação de relaxamento. A Alma Corpórea é logo "desembaraçada" e através dela a Mente, a Alma Etérea, a Inteligência e a Força de Vontade são atingidas.

3. Emoções: A Alma Corpórea também relaciona-se com o choro quando em situações de desgosto ou tristeza.

4. Atividades Fisiológicas: A Alma Corpórea é a manifestação da função do Pulmão de regular todas as atividades fisiológicas.

5. Relação Individual: A Alma Corpórea é responsável pela nossa vida como nosso corpo contra agentes patogênicos, porém em termos mentais e Alma Corpórea nos protege contra influências psíquicas externas. Uma pessoa facilmente afetada por estas energias indica fraqueza da Alma Corpórea.

6. Ânus: Muitas vezes chamado de "porta da Alma Corpórea" pela relação desta com o Pulmão e com os Intestinos, pois é através dele que o corpo esgota água e alimento.


Memória (Inteligência)

A Inteligência na acupuntura reside no Baço-Pâncreas, é responsável pelo pensamento, pela memorização e pela produção de ideias, e ela tem o Qi pós-celestial e o Sangue como suas bases fisiológicas. Quando o Baço-Pâncreas goza de plena força das suas funções o pensamento é claro, a memória é a produção de ideias serão boas. Um Baço-Pâncreas deficiente ocasionará uma Inteligência fraca, um pensamento lento e uma memória precária. No tocante ao pensamento há uma interligação entre a Inteligência (BP), a Mente (C) e a Força de Vontade (R).


Força de Vontade


Os Rins armazenam a Força de Vontade indicando direção e determinação na busca de objetivos. Se os Rins forem esgotados, a Força de Vontade será enfraquecida e o indivíduo será facilmente desencorajado de atingir seus propósitos. Uma Deficiência dos Rins e por conseguinte da Força de Vontade, constitui-se em um importante aspecto das depressões crónicas.
Assim como os Rins e o Coração coordenam-se ao nível fisiológico, a Força de Vontade e a Mente devem também relacionar-se de forma que, a Força de Vontade seja a base da Mente e que esta possa direcionar a Força de Vontade. A Mente pode ser clara, porém sem a Força para dar sentido e direção às suas ideias não resolve de muita coisa; por outro lado, o indivíduo pode ser dotado de grande Força de realização mas não ter ideias claras e objetivas, podendo tornar-se então uma força destrutiva. Aliás, este é um outro aspecto observado em casos de depressão, em que o paciente recorre à auto-destruição, o suicídio, justamente por ter sua Mente perturbada, enfraquecida ou obstruída .

Fonte: http://naturezaeequilibrio.blogspot.com.br/2010/11/aspectos-mentais-e-espirituais-na.html

Comentários

Postagens mais visitadas