Meridiano do Intestino Delgado

 O trajeto do meridiano inicia-se no ângulo ungueal externo do dedo mínimo, seguindo pelo dorso da mão em seu lado ulnar, passa pelo punho e corre pelo antebraço, ganhando o cotovelo entre o olecrano e a ulna pelo epicôndilo medial ao úmero. Segue pela borda posterior lateral do braço até o ombro, circula pela região e cruza com o Meridiano do Vaso do Governo na altura do 14 VG (encontro de todos os Yang).
    Atravessa o ombro para frente, indo até a fossa supraclavicular, onde se divide em 2 ramos, um profundo que desce pelo esôfago, cruza o coração, atravessa o diafragma, passa o estômago, indo se conectar com o Intestino Delgado o seu órgão correspondente. O outro ramo, ascende pelo pescoço, cruza a mandíbula e se bifurca indo um ramo para a face lateral do nariz na região infraorbitária, onde se conecta com o Meridiano da Bexiga e o outro ramo segue para o canto do rosto indo até o ouvido.

Segue os pontos:

ID1 ( Shaoze ) - " Pequeno Pântano"
Ponto "Tsing", ponto do elemento Metal, localiza-se no ângulo ungueal externo do dedo mínimo. É indicado em doenças febris, perda de consciência, lactação insuficiência, dores da garganta e córnea turva, cefaleia, rigidez na nuca, inflamação no seio, abrir os orifícios.

ID2 (Quiangu ) - "Vale Anterior"
Ponto "Iong" do Meridiano, ponto do elemento Água, localizado distalmente à articulação matacarpo-falangeana, na junção entre a pele fina e grossa. É utilizados para o tratamento de alterações de sensibilidade nos dedos, dores no braço e estados febris, Angina, coriza, zumbido, visão fraca, queimação ao urinar (calor na bexiga).

ID3 (Houxi) - "Vale Posterior"
Ponto "Iu", ponto do elemento Madeira, por isto é o ponto de Tonificação do Meridiano. Localizado próximo à articulação metacarpo-falangeana, na linha de junção da pele. É utilizados para cefaleias, rigidez de nuca, congestão visual, surdez, epilepsia, malária e suores noturnos. Contraturas nos dedos, braços e cotovelos.
Ponto de abertura do Meridiano do Vaso Governador, por isto é utilizado no tratamento de dores em toda a coluna, principalmente quando combinado ao B62,
fraqueza física e psíquica, diabetes, gripe.
ID4 (Wangu ) - "Osso Do Punho"
Ponto Iunn. Localizado no bordo externo da mão, num oco formado pela junção do 5º metacarpo com o corpo. Utilizado em associação com o ponto 3 ID para o tratamento de dores na coluna lombar. Dores nas costelas com dificuldade respiratória.

ID5 (Wangu ) - "Vale Externo Iang"
Ponto "King", pertence ao elemento Fogo, dominante do Meridiano. Localizado lateralmente ao punho, numa depressão distal ao processo estiloide da ulna. Utilizado em inflamação da região do pescoço e mandíbula,
dor no punho e região lateral do antebraço e doenças febris, hemorroidas, gengivite, estomatite de bebês, dores laterais no peito,
lucidez mental.

6. ID6 (Yanglao)
Localizado dorsal à cabeça da ulna, na face radial do processo estiloide da ulna. Ponto utilizado para doenças agudas, para enfermidades causadas por obstrução da energia do Intestino Delgado. Dores em todo o trajeto do Meridiano turvação da visão.

ID7 (Xiaohai ) - "Membro Correto"
Ponto "Ho", ponto do elemento terra, ponto de Sedação do Meridiano. Localizado entre o epicôndilo medial do úmero e o olécrano.
Indicado  para foglose na face, dores na nuca, na porção latero-posterior do ombro e braço, analgesia de dentes e epilepsia, dores de estômago após a refeição, dores abaixo do umbigo, dores no queixo, pescoço, ombros, braços, cotovelos, ansiedade severa em função de sua conexão ao meridiano do coração.

8. ID8 ( Naoshu ) - "Pequeno Mar"
Localizado na depressão infero-lateral da espinha da escápula. Utilizado no tratamento de dores no ombro e braço, como ponto de ação local e regional, retenção de água nos tecidos.

ID9 ( Tianzong ) - "Verdadeiro Ombro"
Localizado na fossa infra-escapular, no ponto central da escápula. Indicado para dores em região escapular e região látero posterior do braço e cotovelo.

 ID10 ( Jianzhongshu )
Localizado a 2 Tsun lateral ao processo espinhoso da 7ª cervical, relaciona-se com Meridiano do Vaso Governador através do ponto 14 VG. É indicado para asma, tosse e dores no ombro e costas.

ID11 ( Quanliao )
Localizado no bordo inferior do zigomático, utilizado para dores de dentes, paralisia facial. Dele sai um ramo profundo que se conecta com o Meridiano da Bexiga no ponto 1 B.

ID12 (Tinggong)
Localizado próximo ao tragus, entre este e a articulação têmporo- mandibular. É indicado no tratamento de surdez, zumbido.

ID13 (Tsiou-Iuann)
Na borda superior da espinha da escapula, no centro do ombro, na linha horizontal da apófise espinhosa da terceira vértebra dorsal. Sintomas: dor no ombro e cotovelo e região posterior do braço.

ID14 (Tsienn-Oae-Iu)
Na nuca a quatro distâncias da linha média posterior, sobre a horizontal que passa debaixo da apófise espinhosa da primeira vértebra dorsal. Sintomas: dor no ombro, sensação de frio da nuca até o punho.

ID15 (Tsienn-Tchomg-Iu)
Na horizontal que passa debaixo da apófise espinhosa da sétima vértebra cervical a duas e meia distância da linha média posterior. Sintomas: visão debilitada, fatiga, bronquite.

ID16 (Tienn-Tchoroang)
Na região lateral do pescoço, atrás do músculo esternocleidomastoideo, na horizontal que passa no bordo superior da cartilagem tireoidea. Indicação: zumbido, maxilar doloroso, dores na região posteriores do ombro.

ID17 (Tienn-Jong)
Ponto de reunião da vesícula biliar. Localização, de traz do angulo maxilar inferior, entre este e o bordo anterior do esternocleidomastoideo.
Indicação: amigdalite, sudorese, náuseas, vômitos.

ID18 (Tsiuann-Tsiao)
No bordo inferior do osso malar, no rebordo anterior do músculo masseter, em um oco(buraco). Sintomas: Paralisia facial, neuralgia do trigêmeo, odontalgia, espasmo palpebral, afonia, trismo, dores nas mãos..

ID19 (Ting-Kong)
Ponto de reunião dos meridianos da vesícula biliar e do triplo aquecedor. Localização: logo adiante do tragus, ao lado da articulação temporo-mandibular, em uma depressão.

Sintomas: Otite,  sensação de corpo estranho no ouvido, artrite tempo maxilar, visão debilitada.




Comentários

Postagens mais visitadas