Meridiano Pericárdio

O Pericárdio, é também conhecido na Medicina Tradicional Chinesa como Mestre do Coração. Possui um Meridiano que contém 9 pontos bilaterais que pode levar também o nome de Meridiano da Circulação e Sexo.
Diferentemente dos outros órgãos já estudados, o Pericárdio não representa nenhum órgão propriamente dito, mas sim uma função reguladora que influi sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais. Seu desempenho, geralmente, é o do sistema parassimpático, desacelerando o organismo.
Na prática clínica normalmente são usados pontos de Acupuntura do canal do Pericárdio intercalados com pontos do canal do Coração, já que os pontos destes dois canais têm funções semelhantes.
Vamos dividir as 2 principais funções do Pericárdio:
1) “Protetor” do Coração: Invasões de fatores patogênicos externos. É importante lembrar que o Coração é o único órgão que não é afetado diretamente por fatores patogênicos externos. Isso se dá devido à existência do Pericárdio, que não deixa com que os fatores patogênicos afetem diretamente o Coração.
2) “Residência” da Mente: problemas mental-emocionais. O Pericárdio tem a importante função de transformar os sentimentos. Em Medicina Tradicional Chinesa falamos de matrizes emocionais. Cada órgão possui a sua matriz emocional, por exemplo: O Rim possui a matriz emocional do Medo, porém, só sentimos medo quando o Pericárdio identifica a matriz emocional e a transforma na emoção real.
O Fígado possui a matriz emocional da ira, porém, só nos sentimos irados quando o Pericárdio identifica essa matriz e a transforma em sentimento real, e assim suscessivamente.
Sendo assim, todos os problemas emocionais, de certa forma, possuem ligação direta com o Pericárdio.
Mas o que pode causar doença no Pericárdio?
a) Problemas mental-emocionais:como explicado acima, todos os problemas emocionais, de certa forma possuem ligação com o Pericárdio, porém, o pericárdio trabalha em especial, problemas de relacionamentos interpessoais.
b) Problemas menstruais: o meridiano do Pericárdio, bem como o meridiano do Coração, possui ligação interna direta com o útero. Assim como os problemas menstruais afetam o coração (justificando a ligação do nível Shao Yin: coração e rim, lembrando que o ciclo reprodutor da mulher tem ligação direta com o rim), o pericárdio, por proteger o coração, também é afetado com problemas menstruais. Somando aos problemas psíquicos envolvidos na menstruação, podemos dizer que o Pericárdio é mais afetado com a menstruação do que o próprio coração.
c) Invasão de Calor/Fogo: o Pericárdio é facilmente afetado pelo calor e pelo fogo. Essa invasão pode ser por fatores patogênicos externos, como morar em ambientes muito quentes,invasão de vento calor ou principalmente uma invasão por calor ou fogo gerados no interior, principalmente pela estagnação de Qi, gerada por sentimentos ruins mantidos por longo período, ou pela má alimentação com consumo excessivo de alimentos quentes (álcool, temperos, carne vermelha, etc).
Padrões de Excesso do Pericárdio
1) Calor no Pericárdio: com sintomas de febre à noite, delírio, discurso incoerente,
corpo quente, mãos e pés frios. Língua vermelha e seca sem revestimento.
2) Fogo no Pericárdio: sintomas de Palpitações, sensação de aperto no tórax, sede, gosto amargo, insônia, menstruação excessiva,respiração acelerada.
3) Fleuma- Fogo que Perturba o Pericárdio:sintomas de opressão e dor no tórax, todos
os sintomas mentais. Língua vermelha e inchada com revestimento amarelo pegajoso. Pulso cheio rápido e deslizante. Importante saber que a fleuma é produzida pelo mal funcionamento do BP, depois reservada no Pulmão, gerando sintomas respiratórios e mais tarde ascende à cabeça pelo Coração. Antes de afetar o coração e seu meridiano, a fleuma afeta o Pericárdio que o protege, gerando os sintomas psíquicos mais variado, como depressão, discurso incoerente, falta de raciocínio lógico entre outros.
4) Estagnação de Qi no Pericárdio: sintomas de palpitações, sensação de distensão do tórax, suspiros, encurtamento da respiração, membros fracos e frios. A tensão emocional mantida por muito tempo, sempre é a causadora desse padrão.
5) Estase de Sangue no Pericárdio: sintomas de dor no tórax em punhaladas, cianose nos lábios e unhas, mãos frias, menstruação dolorosa. Também é um padrão causado por tensão emocional. O tórax é a parte mais comum do corpo onde são mantidas as emoções reprimidas e que, conduzem com facilidade a um prejuízo na circulação do Qi ou do Sangue nessa área.
Padrões de Deficiência do Pericárdio
1) Deficiência de Sangue no Pericárdio: sintomas de desconforto no tórax, palpitações, insônia, propensão a se assustar , compleição pálida e opaca.
Esse padrão, em especial, acontece principalmente em situações de separação nos relacionamentos, ou perda de entes queridos (que não deixa de ser um tipo de separação).
–> Os padrões e sintomas dos padrões do Pericárdio e do Coração são muito parecidos. Por isso, é interessante saber que a principal diferença entre os problemas desses meridianos se encontra no fato de que o Pericárdio, além das palpitações apresenta problemas menstruais, enquanto que no coração, os problemas mensturais raramente ocorrem.
fonte: http://www.facilitandoacupuntura.com.br/os-zang-fu-pericardio-fisiologia-e-patologia/


Comentários

Postagens mais visitadas