Meridiano do Baço/Pâncreas







Tem origem no ângulo ungueal interno do hálux, correndo pelo lado medial (interno) do pé, no limite de transição de coloração da pele (“pele branca com a pele vermelha”); ascende pela parte anterior do maléolo interno, seguindo pelo bordo posterior da tíbia. Por baixo do joelho, cruza com o meridiano do Fígado.
Ascende pelo lado antero-interno da coxa, até ao baixo ventre (região súpra-púbica), onde intercepta o canal da Vaso-Concepção (VC ou Ren Mai – no Zhongji Ren-3 e Guanyuan Ren -4 ).
Ao nível do Daheng BP- 15 (4m cun da linha mediana anterior), penetra interiormente onde se liga ao Baço e ao Estômago (passando ainda, interiormente, pelos pontos Riyue VB 24, Qimen F -14 e Zhongfu P-1.
No ponto Xiawan Ren 10 (2 cun acima do centro do umbigo), volta-se a ligar com o ramo superficial ao nível do ponto Fuai BP -16, continuando pelo ramo superficial, a 6 cun da linha mediana anterior, terminando no 6º espaço intercostal ao nível da linha média axilar (Dabao BP -21).
Um Ramo interior, ascende, atravessando o diafragma e passando paralelamente ao esôfago, para dispersar pela face inferior da língua.
Outro ramo, ascende desde o estômago, atravessando o diafragma e conecta com o coração.

Funções do Baço-Pâncreas

Segundo a medicina tradicional chinesa, a principal função do Baço consiste em auxiliar a digestão no estômago pelo meio de transporte e da transformação das essências alimentares, absorvendo a nutrição dos alimentos e separando as partes puras das impuras. O Baço é o sistema central na produção do Qi. Para esta medicina o Pâncreas parece ser visto apenas como tecido gorduroso em redor do Baço.

Governa a transformação e o transporte

O Baço transforma os alimentos e líquidos ingeridos para deles extrair o Qi dos alimentos, sendo base para a produção do Qi e do Sangue. Uma vez o Qi dos alimentos formado, o Baço transporta este e as essências alimentares para vários sistemas e partes do organismo.

Controla o Sangue

O Baço mantém o Sangue nos vasos sanguíneos. Se o Qi do Baço for saudável, o Sangue circula normalmente e se houver alguma deficiência, podem ocorrer hemorragias. O Baço tem também um papel importante na elaboração do Sangue pois extrai o Qi dos alimentos e forma o Sangue no Coração com o auxílio do Qi original do Rim. Para tonificar o Sangue devemos sempre tonificar o Baço.

Controla os músculos e os quatro membros

O Baço extrai o Qi dos alimentos para nutrir todos os tecidos do organismo. Este Qi refinado é transportado por todo o organismo pelo Baço. Se o Baço for forte, o Qi refinado é direcionado para os músculos, especialmente os referentes aos membros. Se o Qi do Baço estiver debilitado, o Qi refinado não poderá ser transportado para os músculos e a pessoa sentir-se-á cansada.

Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios

A ação de mastigar prepara os alimentos para o Baço transformar e transportar a essência alimentar. Assim, a boca apresenta uma relação com o Baço. Quando o Qi do Baço é normal, o paladar será bom e os lábios umedecidos e rosados. Se o Qi do Baço for anormal, pode afetar o paladar e os lábios podem ficar pálidos e secos.

Controla a ascendência do Qi

O Baço produz um efeito de elevação ao longo da linha média do corpo. A ação de elevar o Qi é outra expressão da sua função de extrair o Qi dos alimentos refinados e enviá-los em ascendência para o Pulmão e Coração. O Qi puro é direcionado em ascendência pelo Baço e o Qi impuro em descendência pelo Estômago.

Abriga o pensamento

O Baço influencia a capacidade para pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar. Se o Qi do Baço está a crescer, o pensamento será nítido, há concentração e memorização facilitada. Se o Qi do Baço estiver debilitado, o pensamento fica afetado, a concentração falha e a memória fica fraca. Estudo excessivo, trabalho mental e concentração por períodos contínuos podem debilitar o Baço.

Comentários

Postagens mais visitadas