Meridiano Triplo Aquecedor

O Triplo Aquecedor aparece na Medicina Tradicional Chinesa com uma função integradora ligada aos aspectos do sistema endócrino, como a regulação da atividade orgânica, processos de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos, por isso, não é considerado propriamente um órgão.
As principais funções do Triplo Aquecedor são:
1- Mobilizar o Qi Original: o Qi original dá ao Baço o calor necessário para realizar a transformação e o transporte da essência dos alimentos e para o Rim transformar os fluídos. Também facilita a transformação do Qi torácico e do Gu Qi em sangue. Em resumo: o Qi original representa o poder de transformação do Qi de todos os órgãos internos.
2- Controlar o transporte e a penetração do Qi: o Triplo Aquecedor controla a subida e a descida do Qi, a entrada e a saída do Qi de todos os órgãos internos e de todas as partes do corpo, mantendo a harmonia do funcionamento corpóreo.
3- Controlar a passagem das Águas e a excreção dos fluídos: a transformação e o movimento dos fluídos dependem do Qi. Como é o Triplo Aquecedor o responsável pelo controle da movimentação da energia, ele também é responsável pelo controle dos fluídos. A transformação dos fluídos leva à sudorese no Aquecedor Superior, fluídos estomacais no Aquecedor Médio e urina no Aquecedor Inferior.
O Triplo Aquecedor é dividido em 3 níveis:
Aquecedor Superior: responsável pela distribuição da essência extraída dos alimentos para o corpo inteiro, utilizando as funções de difusão do Pulmão e do Coração.
Aquecedor Médio: responsável pela regulação da digestão dos alimentos e da transformação pelo Baço e pelo Estômago.
Aquecedor Inferior: regula a separação do “puro” do “impuro”, assim como também a expulsão dos excessos para fora do corpo, via urina (Bexiga) ou fezes (IG).
Quando compreendemos a divisão dos três aquecedores, percebemos que para que haja um bom funcionamento do Triplo Aquecedor, é necessário que todos os órgãos internos estejam funcionando em harmonia. As causas de patologia do Triplo Aquecedor são as mesmas causas de doença que acometem cada um dos órgãos internos, já estudados anteriormente.
Contudo, existem padrões patológicos que devem ser estudados em relação ao Triplo Aquecedor. Padrões estes que são classificados de acordo com sua localização, a saber:
Padrões de Aquecedor Superior
a) Vento Calor na porção do Qi Defensivo do Pulmão: sintomas de febre, dor de cabeça e garganta, corrimento nasal, amígdalas inchadas, dores no corpo. No geral, são sintomas de uma gripe comum.
Neste caso devemos libertar o exterior e expelir o vento, além de restaurar a dispersão e a descida do Qi do Pulmão. É importante que a energia de defesa do corpo seja restaurada, evitando recaídas da patologia.
b) Calor no Pulmão: sintomas de febre, sudorese, falta de ar, sensação de opressão no tórax. Pode ocorrer sangramento nasal. Para chegar a definição deste padrão, é necessário que estudemos exatamente as causas que levam ao Padrão de Calor no Pulmão, já estudado anteriormente.
c) Calor no Pericárdio: sintomas de febre à noite, queimação no epigástrio, membros frios, delírio, afasia. Pode ser causado por invasão de vento-calor. O calor no Pericárdio pode evoluir para Calor no Sangue, o que poderá gerar convulsões.
Padrões de Aquecedor Médio
a) Calor no Yang Brilhante: sintomas de febre alta que piora à tarde, sensação de calor, sede intensa, sudorese profusa.  Lembrando que o Yang-Brilhante é o nível energético composto pelo Estômago e o Intestino Grosso. Neste caso há calor interno afetando principalmente as funções do Estômago.
b) Calor-Umidade no Baço: sintomas de febre, plenitude epigástrica, sensação de peso no corpo e na cabeça, náusea e vômito. O tratamento baseia-se na remoção do Calor e da Umidade. É necessário lembrar que a Umidade no Baço pode ser autopermanente quando existe uma alimentação inadequada, baseada em leite e derivados, gorduras e excesso de doces. Uma reeducação alimentar é indicada.
Padrões do Aquecedor Inferior
a) Calor no Rim: sintomas de febre à tarde e ao cair da noite, calor das cinco palmas, boca e garganta secas, sudorese noturna, surdez. Sintomas esses semelhantes à Deficiência do Yin do Rim. Neste caso é necessário nutrir o Yin do Rim e clarear o calor.
** É interessante lembrar que o Yin do Rim é melhor conservado quando se possui uma alimentação adequada, atividade física moderada, atividade sexual sem excesso, um bom descanso e quando o indivíduo evita se submeter à grande estresse emocional.
b) Calor no Fígado incitando o Vento: sintomas de febre alta à noite, coma, convulsões, trismos.  Neste padrão existe Calor agitando o Vento no nível de Sangue. Constitui doença grave. Deve-se imediatamente remover o Calor e extinguir o Vento. Com isso, consegue-se conter as convulsões e restaurar a consciência.
c) Vento por Deficiência de Fígado: sintomas de febrícula, membros frios, dentes secos e escuros, lábios secos e rachados, tremor dos membros. Neste caso existe uma deficiência do Yin do Fígado, portanto o mesmo deve ser nutrido.
–> Com base nos padrões acima citados, notamos que os órgãos mais acometidos na contribuição do desequilíbrio do Triplo Aquecedor são: Pulmão, Pericárdio, Baço, Estômago, Intestino Grosso, Rim e Fígado. Sempre que um destes órgão possuir um desequilíbrio, devemos checar as desarmonias entre os aquecedores.
Estudar Triplo Aquecedor significa estudar o movimento de Qi e a harmonização de todo o organismo, o que faz do mesmo, um Meridiano extremamente nobre.
Fonte: http://www.facilitandoacupuntura.com.br/os-zang-fu-triplo-aquecedor-fisiologia-e-patologia/


Comentários

Postagens mais visitadas