Meridiano do Coração

O meridiano começa no coração de onde partem três ramos, um descendente, um ascendente e outro lateral. O ramo descendente atravessa o diafragma e vai comunicar-se  com o intestino delgado (o Fu/Víscera do Coração).
O ramo ascendente sobe lateralmente ao esôfago, comunica-se  com a raiz da língua e continua até chegar ao olho.
 O ramo lateral atravessa o pulmão e continua até a axila onde vai emergir à superfície.
 O trajeto superficial corre pela parte interna do braço, passa pelo cotovelo e pela parte anterointerior do antebraço.
A nível da articulação da mão, o meridiano segue radialmente ao osso pisiforme, pela parte interna da palma da mão até ao ângulo ungueal externo do dedo mindinho.

 Funções do Coração

 O Coração é considerado o mais importante de todos os órgãos sendo por isso muitas vezes chamado de o “imperador”, “soberano” ou “monarca”.  Governa o Sangue e  é responsável por sua circulação. Controla e regula o fluxo do Sangue pelos vasos sanguíneos do corpo. Um Coração saudável é essencial para o fornecimento adequado de sangue a todos os tecidos do corpo.

Um funcionamento saudável resultará num aquecimento uniforme das extremidades do corpo e num pulso regular e uniforme. A pessoa terá muito vigor e boa constituição. Quando a sua função é prejudicada pode manifestar-se em frio nas extremidades e pulso fraco em ambas as posições, do Coração e do Rim.
A pessoa apresentará uma constituição fraca e falta de força.
O Coração tem também a função de transformar o Chi dos alimentos (Gu Chi) em Sangue. Controla os vasos sanguíneos;    como o Coração governa o Sangue, naturalmente também controla os vasos sanguíneos, na verdade, a medicina chinesa considera os vasos sanguíneos como uma extensão do Coração.
O estado de energia do Coração reflete-se no funcionamento dos vasos sanguíneos.
 Caso funcionem bem haverá um circulação saudável, ao passo que o funcionamento deficiente leva ao endurecimento das artérias. Manifesta-se na Compleição “Se o Sangue estiver abundante e o Coração estiver forte, a compleição será rosada e lustrosa. Se o Sangue estiver deficiente, a compleição será pálida...Se o Sangue estiver estagnado, a compleição será de coloração púrpura ou opaca escura, e se o Coração possuir calor, a compleição será muito avermelhada.

Uma vez que o Coração distribui o Sangue por toda a parte do corpo através dos vasos sanguíneos, considera-se importante avaliar o seu  funcionamento , mediante a observação da pele e, em particular a compleição da face.

O coração  Abriga a Mente (Shen) “ O Coração...controla a Mente” “ O Coração ...é a residência da Mente” “ O Coração é a raiz da vida e a origem da vida mental” Quando o Coração tem Shen sob controle, podemos usar os atributos da nossa personalidade de uma forma construtiva e saudável, havendo  uma atividade mental normal, boa memória, uma vida emocional equilibrada, uma consciência clara, e bom sono.

Se o Coração não conseguir armazenar Shen adequadamente, então poderão ocorrer uma série de problemas mentais e psicológicos tais como depressão, pensamento obscuro, ansiedade e insônia. 

Abre-se na Língua “ O Qi do Coração comunica-se com a língua, assim, se o Coração estiver normal, a língua pode distinguir os cinco sabores”

Embora a função de outros órgãos possa ser avaliada através da língua, é a função do Coração a que melhor se manifesta na língua, especialmente na ponta.
 O Coração controla a cor, a forma e a aparência da língua, assim como o paladar. Uma língua normal tem coloração rósea e apresenta-se úmida, tem movimento livre e gosto normal. 

Controla a Sudorese “ Os Fluidos Corpóreos penetram na circulação sanguínea e se transformam em Sangue”
Uma deficiência do Qi do Coração ou do Yang do Coração pode frequentemente causar transpiração espontânea, enquanto que uma deficiência do Yin do Coração pode frequentemente causar transpiração noturna.



Comentários

Postagens mais visitadas